segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Futebol Brasileiro atualmente

Hoje, resolvi falar um pouco de futebol, especialmente depois dessa última rodada do Brasileirão, aonde a polêmica só aumentou, com a história do relaxamento dos adversários e do próximo capítulo, o das malas brancas ou pretas.
Bom, nos jogos do Fluminense, nas últimas 2 rodadas, foi nítido que seus adversários não se importaram muito com os jogos, assim como o Vasco também não se importou muito cm Cruzeiro e Corinthians. Como conter isso? Realmente não se sabe como, só com ética e caráter mesmo para que isso acabe. A fórmula de disputa do campeonato é a melhor na minha opinião (se quer mata-mata veja a Copa do Brasil que já tem esse formato), que aliás está dando certo em todos os países, já que essa fórmula premia a melhor equipe durante todo o campeonato. Mas, aqui no Brasil, apenas no Brasil, está fórmula não está dando certo, está prevalecendo a sorte do time ter mais rivais do adversário sem chances no campeonato para enfrentar nas últimas rodadas!
O maior problema é que aqui parece que é melhor perder para não ver o seu rival ser campeão do que entrar para vencer, o que é (ou era) o objetivo desse, ou de qualquer outro esporte desde o início.
O maior problema é que um time que começa a perder e propósito parece que toma gosto pelo negócio, e acaba perdendo também quando não deve, então é melhor tomar cuidado, falo por experiencia própria de torcedor, quando o time deixa de vencer por certo tempo, ele se acostuma.
Para resolver esse problema, seria bom também não colocar para nenhuma equipe tantos adversários seguidamente numa reta final do campeonato (nesse ano o Fluminense pega 3 paulistas nas últimas 3 rodadas).
Tem também o caso das malas, elas não são muito éticas, principalmente a preta, já que essa é dada para um time perder. A branca, é um mal necessário, já que de que maneira um time ia ficar motivado a jogar quando já está rebaixado por exemplo, sem um "incentivo extra".
Porém nem tudo está perdido, já tivemos exemplos dignos de profissionalismo aqui no Brasil, em 2008 uma vitória do Atlético-MG no Parque Antártica sobre o Palmeiras dava uma vaga pra Libertadores para o Cruzeiro, e foi o que aconteceu. Ontem, o Deola, apesar da torcida ter protestado e jogado copos d'água nele, ele mostrou que goleiro nenhum gosta de tomar gol por querer (claro que há exceções, principalmente quando esses goleiros já tem a carreira feita), e só não segurou o empate porque o time não colaborou.
Resumindo, o futebol brasileiro ainda vai se acostumar com essa fórmula, principalmente quando times e jogadores perceberem que o futebol dá muitas voltas, e um dia você vai precisar de que um adversário tropece, e que como profissional, você pode jogar em qualquer equipe no futuro, vai ver que não compensa entregar os jogos.
Essa matéria de hoje foi apenas uma opinião pessoal, amanhã voltaremos com a programação normal do Blog.

Um comentário:

  1. Isso só aconteceu porque ano passado o Corinthians entrou para o Flamengo ..

    Mas vamos ao que interessa, não vejo nada de mais em mala branca (paga para o time ganhar), acho valido não vejo um absurdo nenhum nisso, pois é o objetivo do jogo, já a preta que seria vergonhoso.
    O Corinthians não fez a parte dele contra o Vitória, isso deu margem para o Fluminense e as entregadas, se o Cotinhians tivece feito não teria tanta polemica na entrega ...

    ResponderExcluir