segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Rugby

Visão aérea de um Jogo de Rugby
Hoje falaremos de um esporte que é quase um co-irmão do Futebol, o Rugby, isso mesmo o Rugby tem uma origem e história parecida com o do Futebol, que aqui no Brasil é tão popular. Assim o Rugby é o segundo esporte mais popular do mundo, perdendo apenas para o Futebol.
Como podemos imaginar, o Rugby surgiu na Inglaterra, sendo o mesmo esporte que o Futebol durante quase uma década. É que primeiro foi fundada a Football Association em 1863, que unificava as regras de Futebol de Cambrige, Sheffield e Rugy (principais colégios que praticavam o esporte). Porém em 1871, houve uma mudança nas regras do Futebol que desagradou os praticantes de Rugby (a proibição de se pegar a bola com as mãos) e então é criada a Rugby Football Union. Em 1886 é criada a IRFB (International Rugby Football Board) órgão criado para unificar mundialmente as regras do esporte (seria a FIFA do Rugby), cujo a entrada da RFU (da Inglaterra) demorou anos para acontecer, já que os ingleses não queriam que um órgão que não fosse deles dotasse como seriam as regras do esporte, a entrada então só ocorre quatro anos depois.
Ocorreram até os dias atuais muitas desavenças que resultaram em várias formas de Rugby, sendo as mais conhecidas as seguintes: o Rugby Union (com 15jogadores, que é a forma mais tradicional do esporte), o Rugby League (com 13 jogadores em cada lado) e agora o Rugby Seven (jogado com 7 jogadores, sendo a modalidade mais dinâmica do esporte), sendo este último, a modalidade que vai ser incluída nos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro.
Bolas de Rugby
Por falar em Jogos Olímpicos, o Rugby já esteve presente nas primeiras edições dos jogos (com a versão Union) em Paris (França) 1900, com a vitória da Seleção Francesa, em Londres (Grã-Bretanha) 1908, com vitória esmagadora da Australázia (*para não se perderem, não fiquei louco, Australázia é a Conferderação unificada de Austrália e Nova Zelândia que disputou essas Olimpíadas, e não é a única vez que ocorreu de países disputarem uma Olimpíada juntos) derrotou a Grã-Bretanha por 32 a 3 e as edições da Antuérpia (Bélgica) 1920 e Paris 1924 foram vencidas pelos Estados Unidos. A Grã-Bretanha não conseguiu vencer uma edição de Rugby em Olimpíadas, mesmo sendo precursora do esporte, pelo meons no futebol eles são os únicos Tri-campeões Olímpicos no Masculino, apesar de agora não poder disputar por causa da FIFA considerar a Inglaterra como confederação e no COI ser considerado a Grã-Bretanha, assim eles só podem disputar novamente o Futebol em 2012 por ser país sede (mas vamos voltar ao Rugby que hoje não estamos falando de Futebol). O rugby foi retirado dos Jogos porque estava com muita popularidade e assim acharam melhor tirar o Rugby do Programa Olímpico para não atrapalhar as Olimpíadas (se for por esse motivo, o Futebol realmente está com os dias contados em Olimpíadas).
A grande diferença entre o Rugby Union e a Rugby League está acerca da discussão sobre o profissionalismo, a Rugby League foi criada foi criada em 1895 aceitando o profissionalismo, enquanto na Union, isso só ocorreu em 1995 um século depois). A dimensão dos campo nas duas é parecido (100m X 70m), diferindo no numero de zonas de transição ( 4 de 22m no Union e 10 de 10m na League), e ambos possuem dois tempos de 40 minuotos. No Seven há dos tempos de 7 minutos, por esse motivo há tanto dinamismo.
Costuma ser disputados os jogos
Há quatro tipos de jogada que geram pontos na modalidade: o Try que seria o Touch Down do Rugby, aonde o jogador consegue colocar a bola no campo adversário, a Conversão, que é a tentativa de chute no meio da trave em H (a meta do Rugby) que fica no campo adversário após ter feito o Try, o Drop goal que pode ser feito a qualquer momento por um jogador tentando acertar o gol chutando a qualquer momento do jogo e o Penalty goal que é essa mesma tentativa de gol em um lance de falta (as vezes acho que alguns jogadores de Futebol tentam acertar esse lugar mesmo não tendo isso nos camopos ou nas quadras, porque não tem explicação tentarem chutar tão para o alto).
O Mundial de Rugby League ocorre desde 1954 e a Austrália já ganhou 9 vezes, o Reino Unido 3 e a Nova Zelândia é a atual campeã. Na categoria Sevens, o mundial começou em 1993 com a vitória da Inglaterra, a Nova Zelândia ganhou uma vez, o Fiji (um pequeno arquipélogo na Oceania) duas vezes e o País de Gales (um dos países que formam o Reino Unido) é o atual campeão.
O Rugby Union começou a ter mundiais em 1987, com vitória da Nova Zelândia, a Austrália venceu em 1991 e 1999, a Inglaterra venceu em 2003, e a África do Sul venceu em 1995 (na edição que marcou o fim do Arpartheid, que é retratado no filme Invictus) e é o atual campeão (2007).
No Brasil, o esporte vem crescendo e já conta com vários campeonatos e possui uma confederação, a CBRu (Confederação Brasileira de Rugby), porém ainda tem muito a evoluir. A seguir os liks da RLIF  que regulamenta o Rugby League e da IRB que controla o Rugby Union e o Rugby Seven.
É claro que esse assunto ainda não acabou, vou deixar para um próximo dia a participação da mulheres no esporte, a comparação com o Futebol Americano e outros tantos assuntos ainda a serem explorados. Então até mais!

2 comentários:

  1. Tem coisa ae que nem eu sabia que existia... '-'

    ResponderExcluir
  2. Wellll!!!!!

    Blogg muitooo bommm!!!!
    como eu disse pra vc... admiro pessoas feito vc que aproveita dos seus conhecimentos para uma coisa boa como esse blog!!!

    Sempre que eu puder eu vou vir aqui pra conferirrr as novidades viu?! ;)

    Parabenss!!! :DD

    Beijinhosssss

    Jé Asami

    ResponderExcluir