domingo, 31 de outubro de 2010

Lacrosse: O esporte que respeita suas origens


Arena de Box Lacrosse
Hoje, domingo de eleição aqui no Brasil (consequentemente sem ter nenhum esporte em andamento hoje), iremos falar sopbre um esporte que tem origem na América do Norte, mas que tem uma peculiaridade: é genuinamente um esporte que começou com as tribos indígenas que habitavam a Região dos Grandes Lagos (entre o sudeste do Canadá e o nordeste dos Estados Unidos) e que já praticavam o esporte segundo historiadores, antes do Século XII, sendo considerado um dos mais antigos do mundo.
Alguns equipamentos necessários
Taco de Lacrosse
Nessa modalidade, o jogador utiliza um stick com rede (o crosse, que deu o origem ao nome do esporte), que seria parecido com um bastão de caçar borboletas (eu sei que a comparação é horrível) para tentar pegar a bola e fazer o gol. Ganha quem fizer mais gols, o jogo é dividido em 4 períodos de 15 minutos e os jogos são fitos em campos com dimensões de 100m X 55m. No masulino cada time conta com 10 jogadores (um goleiro, 3 defensores, 3 meias e 3 atacantes), enquanto no feminino há 12 jogadoras (duas meias a mais). Também existe uma vesão mista do esporte, com 6 homens e 6 mulheres.
Na época em que o esporte só era praticado pelos na tivos, os campos de jogo eram imensos (grandes vales separados por fronteiras naturais como limite por exemplo), podendo ter de cada lado de 100 a 1000 jogadores. O esporte era utilizado para resolver conflitos entre as tribos e eram verdadeiras batalhas.
Exite também uma versão indoor do exporte, o BoxLacrosse, que é disputado em campo coberto com as mesmas dimensões de um campo de Hóquei no Gelo (61m X 27m) com 6 jogadores de cada lado. Essa vertente do esporte tem uma Liga Profissional naque tem equipes dos EUA e do Canadá, a NLL (National Lacrosse League) que tem campeonatos regulares desde 1986.
Dimensões de um Campo tradicional
Esse seporte teve uma pequena aparição nos Jogos Olímpicos, em Saint-Louis(EUA), 1904 e Londres (Reino Unido), 1908, com vitória do Canadá nas duas edições, que foram jogadas na vertente tradicional e só na modalidade masculina.
O Mundial de Lacrosse é organizado desde 1967, com 9 conquistas dos EUA (atual campeão) e 2 do Canadá. O último mundial, em 2010 contou com 29 equipes (pelo fato dos Iroquois não poderem ter disputado por problemas de passaporte) e que mostra como o esporte anda evoluindo ao redor do globo. O Mundial Indoor da categoria já teve 2 edições, com vitória em ambas do Canadá, 2º lugar dos Iroquois e 3º lugar dos Estados Unidos, e a próxima edição ocorre em 2011.
Time feminino de Lacrosse
Nos EUA, esse esporte é elitista, os praticantes geralmente são jovens de escolas particulares, com grande poder econômico (Preppies), e estima-se que haja 250 mil praticantes nesse país. Na série de cinema American Pie, a modalidade tem aparição.
O esporte tem adeptos também na Europa (com 19 países tendo seleções nacionais), na Ásia (Japão, Hong Kong e Coréia do Sul), na Oceania (Nova Zelândia e Austrália, que foi 3º colocado nas últimas quatro edições da modalidade tradicional), na América Latina (com México, Bermudas, arquipélogo famoso e a Argentina, primeiro país Sul-Americano a introduzir o esporte), além do Canadá, EUA, e os Iroquois, que merecem uma citação a parte. No Brasil, não exite nenhumamovimentação acerca desse esporte.
Seleção dos Iroquois
Os Iroquois são um conjunto de etnias que descendem das tribos que inventaram o esporte, que são considerados pela FIL (Federação Internacional de Lacrosse) como um país independente dos EUA e do Canadá no esporte e possuem a sua própria seleção que disputa os mundiais desde 1998. E os nativos do esporte fazem um papel bonito no esporte, conquistando 3 honrosos 4º lugares na categoria tradicional em 1998, 2002  e 2006 (não disputou a edição 2010 por problemas de passaporte) e dois 2º lugares na categoria Indoor, em 2003 e 2007, sendo um dos principais favoritos a conquistar o título na edição de 2011 na República Tcheca, mostrando que não esqueceram como se pratica o Lacrosse mesmo depois de quase 1000 anos de existência. Se quiser saber um pouco mais sobre os eventos desse esporte, segue o link da FIL. Não se esqueçam de comentar e sugerir matérias para o blog. Até mais!

4 comentários:

  1. Legal cara,mas meio perigoso se virar esporte popular no brasil, se tiver uma briga ai esse crosse na cabeça deve doer.Mas naum deixa de ser um esporte interessante.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a postagem, parabéns pelo post, é um esporte tão interessante, sou fã e quase nunca tem matérias sobre isso.

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse esporte to aprendendo coisas que nunca vii.. legal

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus vcs me ajudaram muito, estou fazendo um trabalho da faculdade sobre essa modalidade, e aqui tem muitas informações que eu necessitava. Obg

    ResponderExcluir