terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Tênis de Mesa, já joguei muito isso na escola!

O esporte que será falado hoje é o Pingue Pongue. Opa, o nome do esporte na verdade é Tênis de Mesa. Mas quando vamos jogar, geralmente a gente pergunta, "Vamos jogar Pingue Pongue?", então essa brincadeira para iniciar o assunto é válida.
Partida de Tênis de Mesa
O esporte surgiu na Inglaterra no século XIX quando tentaram simular partidas de Tênis em ambientes fechados usando objetos domésticos. Após essa fase, o esporte se popularizou, mesas foram criadas, as redes, as bolinhas, e as raquetes, que faziam as bolinhas terem o som de Ping Pong ao tocar na mesa. Esse som fez as raquetes serem conhecidas como de Ping Pong, e então uma empresa que fazia esse tipo de material patenteou esse nome  a partir desse momento o esporte passou a se chamar Tênis de Mesa. O Ping Pong seria a "pelada", ou seja, a prática como forma de brincadeira, sem regras muito específicas e o Tênis de Mesa o esporte profissional de fato.
Raquete, bola , mesa e rede
O jogo é realizado em melhor de sets ímpares (podendo ser 1, 3, 5 e 7, este último como é realizado nas Olimpíadas), com cada um deles chegando a 11 pontos, ou uma diferença mínima de 2.
A Federação Internacional de Tênis de Mesa foi criada em 1926 e o primeiro mundial foi realizado em 1927, que ocorreu anualmente até 1953, sendo de dois em dois anos a partir dessa data e a partir de 2003, o evento individual foi separado do coletivo. Por falar nisso...
O brasileiro Hugo Hoyama
Existem 3 modalidades: a individual, em duplas (que também pode ser duplas mistas), e por equipe. O país com maior sucesso atualmente é a China, que detém a maioria das medalhas olímpicas no esporte, que estreou nas Olimpíadas de Seul (Coréia do Sul) de 1988. A Suécia também tem muita tradição no esporte, e teve domínio na modalidade entre as décadas de 80 e 90. O jogador que conquistou mais mundiais foi o húngaro Viktor Bana (5 vezes). O sueco Jan-Ove Waldner é bicampeão mundial e o único não-oriental a conquistar o ouro olímpico. Os demais países da Ásia também tem grande destaque no esporte. No Brasil, o esporte tem muitos adeptos, inclusive profissionais, que se destacam, como Hugo Hoyama (que tem descendência asiática) por exemplo, ganhando várias medalhas nos Jogos Panamericanos, mas agora anda enfrentando concorrência desleal de Chineses naturalizados nos países americanos (váios chineses se naturalizaram domenicanos no Pan de 2003).
Esse é um esporte muito legal de se fazer, com certeza, assim como eu, você já jogou um dia, e aí, vocês acham certo naturalizar jogadores para ter conquistas no esporte na marra? Ou esses atletas podem levar experiência para locais sem tradição e aprender com eles? Nos vídeos abaixo, tem algumas explicações específicas de como de se joga o Tênis de Mesa.

Um comentário:

  1. Well, ficou muito bom o seu post. E... É... Você usou minha ideia de falar sobre Tênis de Mesa. Legal.

    ResponderExcluir