quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

E os "Brasileiros" de futebol antes de 1970?

Bom, agora que o Campeonato Brasileiro acabou, a unica coisa que podemos dar é parabéns aos campeões em todas as Séries: Guarany-CE(campeão da D), ABC-RN(campeão da C), Coritiba-PR(campeão da B) e o Fluminense (campeão da A). É importante ressaltar que campeonatos nacionais não se ganham ou se perdem em uma ou duas partidas mas sim em várias. Esse comentário será lembrado daqui a pouco.
O assunto discutido hoje são exatamente os torneios que existiram antes da criação do Campeonato Brasileiro em 1971, a Taça Brasil e a Taça Roberto Gomes Pedrosa (também conhecido com "Robertão" ou Taça de Prata).
Diferentemente dos países europeus, no Brasil demorou para serem criados torneios nacionais (ou inter-regionais) devido as dimensões do nosso país e conflitos entre federações estaduais. Dessa forma, no Brasil a primeira tentativa de se fazer um torneio "nacional" foi a Taça Brasil em 1959 (um ano depois da conquista da Copa do Mundo de 1958), que teve 10 edições até 1968, sendo um torneio de mata-mata contando com vários estados participantes. A Taça de Prata foi esse segundo torneio que começou com uma ampliação do Torneio Rio-São Paulo e teve 4 edições de 1967 a 1970. Este último é considerado precursor do Brasileirão por ter fórmula de disputa em Grupos e depois mata-mata.
Ambos os torneios tiveram a chancela da CBD(Confederação Brasileira de Desportos) que é a antecessora da CBF para indicar os representantes brasileiros na Libertadores. Apesar disso, a CBF não os reconhece oficialmente. Os times que conquistaram esse torneio lutam para ter esse reconhecimento, mas há motivos para reconhecer como nacionais de fato ou não.
Existem alguns empecilhos, como o fato de não ter sido a CBF a organizadora do evento, mas isso pode ser resolvido facilmente, já que se ela não existia anteriormente, não tinha como organizar. Agora, temos que ver em quantas rodadas se tinha um campeão. Se levarmos em conta que o Campeonato Paulista, por exemplo, tem mais de 20 rodadas para definir um campeão, não tem como um nacional ser definido pela metade, como ocorria na Taça Brasil, que era de "tiro curto", o que faz ele se assemelhar a nossa atual Copa do Brasil. Já a Taça de Prata tinha um número grande de rodadas, o que se encaixa nesse quesito para ser um campeonato nacional, porém tinha poucos estados participantes e nenhuma divisão de acesso. O que também não impede de ser um nacional.
Um fato que deixa complicado a confirmação dos dois como campeonatos nacionais é terem acontecido simultaneamente em alguns anos. Assim teríamos dois campeões ou uma equipe bi-campeã no mesmo ano se conquistasse as duas, como ocorreu com o Palmeiras em 1967.
Dar vaga a Libertadores credenciaria a ser um nacional? Isoladamente não, já que houve de 2000 a 2002 a Copa dos Campeões para indicar um time a Libertadores, organizado pela CBF, mas que nem por isso há movimentos para torná-lo um título como Brasileiro.
Dessa forma, há motivos para considerá-los ou não. A CBF não pode ficar em cima do muro e tem que decidir. Eu penso que a Taça Brasil poderia ser considerada a nível de Copa Nacional e a Taça de Prata de Campeonato Nacional, ou deixar as duas apenas como torneios de âmbito inter-regional, (como a Copa dos Campeões). E você, o que pensa sobre o assunto. Esses torneios deveriam ou não ser considerados nacionais? Explique os motivos. Até mais!

Um comentário: