sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Especial de Natal Parte 2: Jerusalém

Mapa da Região
Hoje temos a parte dois do especial de Natal. É claro que não deixaria de lado de falar sobre o lado mais importante do Natal, que é o nascimento de Jesus. Essa parte infelizmente na atualidade é quase deixada em segundo plano na data que hoje em dia é muito comercializada. Mas ainda há muitas familias que lembram e continuam a tradição. Como a alçada do blog são os esportes, vamos falar sobre como é o esporte na região próxima a Jerusalém, cidade onde a mais de 2 mil anos nasceu Jesus!
Então, Jerusalém fica situada no Oriente Médio, na região próxima ao Egito e o Mar Mediterrâneo. É uma cidade que é disputada por três nações: Israel, Palestina e Jordânia, não entrarei no mérito religioso pois senão esse post iria acabar daqui a dois anos. É sobre esses países que iremos falar nessa data especial.
Delegação da Palestina em Pequim
Quando pensei em falar sobre os esportes populares desses países, tive uma grande surpresa, em ambos o Futebol e o Basquete são os mais populares nos 3 países. Porém há uma peculiaridade: Israel apesar de localizar-se na Ásia, foi retirado das confederações esportiva por lá devido aos conflitos com os países árabes e, desde então disputa os campeonatos como um país da Europa.
Seleção de Futebol Israelense
Desde então, as equipes de Israel disputam a UEFA Championship League e a UEFA Europa League, mas os times não conseguiram grandes conquistas, apesar de apresentarem grande evolução. Os principais times são o Maccabi Tel-Avi, Hapoel Tel-Aviv e o Maccabi Haifa. Na Palestina, apesar de não ser um estado independente, é reconhecida pela FIFA e é membro da AFC, está começando sua liga nacional, que ajuda a manter o movimento de autonomia. Na Jordânia, os clubes de futebol Al-Faisaly e Nadi Shabab Al-Ordon já venderam (o primeiro duas e o segundo uma vez) a Copa da AFC, que seria equivalente a nossa querida Copa Sulamericana! Em Copas do Mundo, apenas Israel disputou uma vez, foi em 1970, aonde perdeu um jogo (para o Uruguai) e empatou com a Itália e Suécia. Israel também conquistou a Copa da Ásia em 1964, antes de ser expulsa!
Carro disputando a etapa da Jordânia de Rally
No basquete, a Jordânia conseguiu vaga para o ultimo mundial, em 2010, não veceu nenhum jogo, mas por muito pouco não surpreendeu a Austrália. Israel também disputou esse mundial por duas vezes, em 1954 quando parou na primeira fase e em 1986 quando chegou a segunda fase. Porém em clubes, o Maccabi Tel-Aviv conquistou por 5 vezes a EuroLiga e chegou a final em mais 8 ocasiões, totalizando 13 finais. 
Na Jordânia ainda é grande o número de fãs de Tênis e em Israel a tradição no Xadres é forte, tanto que tem campeões mundiais e já sediou um mundial inclusive. Por essa região, fico na torcida para que ela consiga ficar em paz o mais rápido possível, e dá pra perceber que els não são tão diferentes assim.
Banner do evento de MMA na Jordânia
Em artes marcias, o destaque é o Krav Maga, arte criada pelos israelitas que é a única no mundo voltada apenas para a defesa pessoal e no último dia 8, ocorreu o primeiro evento de MMA na Jordânia. Em abril também ocorreu na Jordânia uma etapa do Circuito Mundial de Rally(WCR). Também não podemos esquecer que todas essas nações enviam representantes aos Jogos Olímpicos, sendo que apenas Israel conquistou medalhas, 7 no total, sendo uma delas de ouro no Windsurf.
Agora, como esse especial diferente mostrando o esporte em regiões muito singulares, voltaremos com o roteiro normal, porém quero desejar a todos um FELIZ NATAL! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário