domingo, 12 de dezembro de 2010

Red Bull Air Race: a corrida aérea

E ai leitores tudo bem? Também estão de férias ou ainda tem alguma obrigação a fazer? O fim de ano se aproxima e a maioria das pessoas está se arrastando a espera do ano novo. A matéria de hoje pelo menos vai levar nosso pensamento para as alturas, pelo menos é a intenção, já que iremos falar sobre as corridas aéreas, mais precisamente sobre a Red Bull Air Race.
Essa é a principal categoria das corridas aéreas, e conta com 15 pilotos na atual temporada, vencida pelo britânico Paul Bonhomme após 6 etapas ao redor do mundo. Essa modalidade foi criada em 2003 pela empresa de energéticos Red Bull e a partir do ano passado começou a ter uma etapa brasileira, que por sinal é realizada no Rio de Janeiro.
Aviões na Etapa do Rio
Os pilotos além de terem que pilotar a mais de 300 Km/h ainda tem que realizar acrobacias, entre alguns obstáculos tem que passar verticalmente e em outros horizontalmente, tornando as imagens das voltas um verdadeiro espetáculo. As corridas são feitas com tomadas de tempo (é meio óbvio que poderiam acontecer acidentes se todos entrassem na mesma hora para fazer a corrida), então vence aquele que conseguir fazer o percurso com o melhor tempo e sem penalidades (exatamente como ocorre no esqui). OS modelos de avião utilizados são o EDGE 540 e o MXS-R.
Avião em manobra
No sábado há o período de qualificação, aonde se classificam os 12 melhores para a rodada seguinte e o pole no dia ganha um ponto extra. Depois há uma nova bateria aonde se classificam os 8 melhores, e uma bateria semifinal aonde se classificam os 4 melhores para decidir quem vence a etapa. O sistema de pontuação é de 12-10-9-8-7-6-5-4-3-2-1, ou seja, pontuam desde o vencedor da etapa até o 11º colocado.
O país com mais títulos é os EUA (2 de Mike Mangold e 2 de Kirby Chambliss), a Grã-Bretanhã tem os 2 títulos de Paul Bonhomme, e Hannes Arch (da Aústria) e Peter Besenyei (da Hungria) possuem um título, sendo que o húngaro foi o 1º campeão em 2003. O Brasil possui um representante na categoria: Adilson Kindlemann que disputou a primeira etapa desse ano, mas que sofreu um acidente na etapa da Austrália, aonde saiu sem sofrer arrannhões (o que mostrou o quanto a modalidade é segura), mas que o impossibilitou de disputar as outras etapas da categoria.
Se quiser saber mais sobre a modalidade é só acessar o Site da Air Race. Até mais e postem sugestões de esportes para os próximos posts. A seguir um vídeo com os melhores momentos da etapa do Rio de Janeiro:


Nenhum comentário:

Postar um comentário