sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Kabaddi: mais uma visita a Ásia!

Hoje, devo dar uma parada nos assuntos futebolísticos que são discutidos em quase todo lugar e voltar a falar de um esporte por aqui quase desconhecido. Pois bem, vou falar sobre mais um esporte dos Jogos Asiáticos, o Kabaddi, que por sinal se assemelha muito com o nosso Pega Pega ou o Pique Bandeira (só que sem as Bandeiras), que jogávamos na infância. Na verdade, apenas lembra.
O esporte tem mais de 4 mil anos de história, tendo origem na região conhecida como Sul da Ásia (índia, Nepal, Paquistão, etc), sendo um esporte muito popular na Índia e é o esporte nacional em Bangladesh. O jogo tem bastante sucesso pelo fato de não ser necessário um grande espaço para o jogo (campo com 10m x 12,5m) e também não necessita de equipamentos específicos. O Kabaddi é jogado por 2 equipes com 7 jogadores cada, e um jogador por rodada, avança para o campo adversário gritando Kabaddi, então um defensor aceita o desafio e tenta interceptar o atacante, o que ocorre com golpes de imobilização (os golpes são parecidos com os do Judô ou do Jiu-Jitsu), se o defensor interceptar, é ponto para o time defensor e o atacante é eliminado , se o atacante escapa, o ponto é para o time que está atacando.
Um fato curioso do esporte é que ele já participou de uma edição de Olimpíada, a de Berlim(Alemanha) em 1936, só que como esporte de exibição. Nos Jogos Asiáticos, foi incluído definitivamente em 1990. O primeiro Mundial ocorreu em 1991, mesmo ano de fundação da World Kabaddi Federation.
A primeira federação criada foi a Federação Indiana de Kabaddi(KFI) em 1950, criando também as primeiras regras.
As mulheres também disputam o esporte
Aqui no Brasil, a partir de 1999 o esporte passou a ser integrado em projetos sociais no estado de Minas Gerais, e já vem colhendo resultados, já que o Brasil foi vice-campeão mundial na última edição em 2010 perdendo para a índia na Final. Esse sucesso brasileiro em muito se deve a ginga e a habilidade em artes marciais como ocorre no Sepaktakraw que já foi falado no blog.
Bom, se você ainda está boiando sobre o esporte, o vídeo abaixo de uma partida do mundial pode ajudar. Até mais!

2 comentários:

  1. No momento estou apenas te seguindo, mas prometo comentar em breve, poderia seguir meu blog?, assim criamos um vínculo entre os blogueiros , facilitando a divulgação de ambos os blogs, passa lá?
    http://medicinepractises.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. hahahaha...

    Desculpe a demora ae.. gostei muito do blog.

    ps.: tb estou te seguindo.

    Grande abraço,
    P.A.

    ResponderExcluir