sábado, 1 de janeiro de 2011

Feliz Ano Novo! Mas o assunto é Kung Fu!

Bom, não sei com que clichê começarei, talvez com o Ano Novo, Vida Nova ou outros tantos. O fato é que desejo a todos os que me acompanham por aqui um Feliz 2011 e como não podemos parar a rotina, iremos falar hoje do Kung Fu, uma arte marcial chinesa que todos com certeza já ouviram falar, através de alguns atores como Bruce Lee, Brandon Lee, Jackie Chan e Jet Li.
O Lendário Bruce Lee
O Kung Fu é uma arte milenar, e sua origem está ligada a muitas lendas, por isso nem que eu tente vou conseguir contá-la com exatidão (realmente a vida nem é sempre fácil e conseguimos o que queremos). O que vale lembrar é que essa arte já existia nas antigas dinastias chinesas. O mais interessante é que essa arte é feita para que os seus praticantes aprendam rapidamente (no Caso do Wing Chun, em outros podem demorar bem mais) as suas técnicas através de conceitos e em pequenos espaços, mas isso tem uma explicação histórica.
Na época da Dinastia Ching, os guerreiros do Wing Chun (um dos estilos do Kung Fu) que eram da Dinastia Ming, e queriam ela de volta ao poder, não tinham muitos lugares espaçosos para treinar, nem muito tempo para ensinar os guerreiros, pois o conflito ocorreria em pouco tempo. Agora, o motivo do ensinamento em conceitos (que seriam aquelas metáforas e histórias que só fazem sentido a quem está no meio) é pelo fato de que poderiam haver espiões da outra dinastia, assim só os verdadeiros alunos conseguiam aprender e evoluir na arte. Isso se aplica ao Wing Chun, porém podem haver variações de acordo com o estilo.
Jackie Chan e Jet Li em Reino Proibido
Para explicar o que é Dinsatia, digamos que é um conjunto de reis ou imperadores que pertencem a uma mesma família. Exemplo: D.Pedro I  e D. Pedro II eram da mesma família, o que configuraria uma dinastia. Se por um acaso ao invés de o Brasil ter virado República, tivesse apenas uma outra pessoa assumido o poder, e que não fosse da família de Alcântara, se configuraria uma nova Dinsatia por aqui.
Cena de "Karatê Kid"
Mas voltando ao Kung Fu, por existir há muito tempo, claro que houveram separações, e hoje há muitos estilos, e ainda dentro desses estilos, cada família tem uma filosofia diferente. Porém apesar das divergências, é notável que no Kung Fu os principais objetivos são uma boa defesa pessoal, e ataques com equilíbrio, com socos variados e chutes, além desses golpes serem feitos em sequencias.
Sobre a graduação, há aquela feita através de faixas: Branca, Amarela, Verde, Azul, Vermelha, Marrom(três graduações) e Preta e também a que é feita por níveis,como é caso do Wing Chun, que são seis: siu nim tao, cham kiu, biu jee, muk jong, look din poon koon e pa cham tou, aonde o 3º nível seria equivalente a preta e depois os Dans. É, você já deve ter percebido que em nenhuma arte ser faixa preta é o fim da linha.
Agora vale lembrar que quem mostrou ao Mundo o que era o Kung Fu foi Bruce Lee, que era um praticante realmente, além de ator, por isso seus filmes eram realistas e são os melhores para quem quer ver arte marcial. Infelizmente ele morreu jovem aos 33 anos vítima de derrame cerebral, porém deixou seu legado. Seu filho, Brandon Lee, também teve a veia artística do pai e também começou a fazer Kung Fu e conseqüentemente filmes, porém ele acabou morrendo com um disparo acidental durante as filmagens do filme O Corvo (1994) da qual até hoje considero uma das maiores falhas de filmagem (poderiam ter testado a arma antes né?).  Hoje, os atores mais famosos são Jet Li (que faz os filmes com personagem mais sérios) e Jackie Chan, que colocou a comédia no meio dos seus filmes, o que deixou a arte ainda mais popular. Jet Li e Chan já fizeram um filme juntos, o Reino Proibido, em 2006. O último filme remake de Karatê Kid, por exemplo, teve Jackie Chan foi o mestre e a arte foi o Kung Fu. Vai entender né?
Agora, vou postar alguns vídeos, até mais!







Nenhum comentário:

Postar um comentário