segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Karatê: a arte japonesa

Caros leitores, em mais um post da série sobre as artes marciais, a arte da vez será o Karatê. Vale lembra que o objetivo da série é mostrar cada uma das principais artes marciais e os motivos de porque deve-se escolher uma a fazer, e também vale salientar que a arte marcial só deve ser usada em auto defesa, se quiser competir, existem os devidos locais, e a matéria de hoje sobre uma arte de competição.
O Karatê tem origens a quase mil anos atrás, na província de Okinawa, no Japão. Para quem não sabe, Okinawa é uma das províncias mais ao sul do Japão, e recebeu grande influência da China, e o Karatê também teve essa influência em sua origem.
Cena de Karatê Kid (1984)
O Karatê é considerado um esporte olímpico mas não faz parte do cronograma olímpico. É o seguinte: em 1999, o COI considerou que o Karatê tem o que é necessário para ser um esporte olímpico, mas ainda não há espaço no cronograma olímpico para isso. Está concorrendo a uma das vagas para 2016. Um dos motivos que dificultam essa entrada é o grande número de estilos e federações que existem no Karatê. Dessa forma só poderemos falar de algumas das mais conhecidas. Assim escolhi falar de alguns que são mostrados inclusive em dois filmes que se não viu, deveria ver: Karatê Kid (o original de 1984) e O Grande Dragão Branco (de 1988, que por sinal é um dos meus favoritos).
Luta estilo Olímpica
No Karatê há 3 pilares, o Kihon, que seriam as técnicas teóricas e básicas que todo praticante deve saber de acordo com o nível de sua faixa, o Kata são as técnicas de luta simulada e o Kumité são as técnicas de luta de fato (contato parcial ou full contact). Infelizmente os filmes geralmente não mostram com destaque o Kihon e o Kata, apenas o Kumite, mas aqueles movimentos de treino, são o Kihon e o Kata.
Por ter vários estilos, a graduação pode variar. Aqui no Brasil, há 13 Kyus, que são a mesma coisa que Gubs, que são as faixas Branca, Cinza, Cinza uma ponta, Cinza duas pontas, Amarela, a de uma, a de duas pontas, Verde, as suas pontas, a Marro e suas pontas, e por  fim a Preta que vai do 1º ao 10º Dan (o 10º Dan só é acessível ao presidente da Associação).
Técnica de Kihon
O Karatê está presente nos Jogos Panmericanos desde 2007 e nesse estilo o que importa é a intensidade do golpe e não a força, por isso são utilizados inclusive luvas nas mãos, já que não há a intenção de nocaute. Porém a a vertente mais livre, em que há um contato mais intenso (a que se mostra nos filmes que recomendei).
Cena de O grande Dragão Branco
Com questão aos golpes, há te´cnicas de defesa pessoal, técnicas de soco (não tão intensificadas quanto no Boxe) e chutes (também não tão altos quanto do Tae-Kwon-Do), sendo assim uma arte bem equilibrada e em que não é necessário métodos de enrijecimento forçado, que seria o famoso calejamento.Existem muitos artistas que além de interpretarem são adeptos do Karatê, como é o caso do ator belga Jean-Claude Van Damme. Nos eventos de MMA que hoje fazem sucesso, Lyoto Machida que é faixa preta de Karatê tem grande destaque e já conquistou o Cinturão dos Meios Pesados do UFC e teve uma grande sequência de vitórias.
Essa é mais uma arte que será apresentada na série, a seguir um vídeo com demonstrações:



6 comentários:

  1. Essa é a melhor arte que tem , acho que devo praticar ela daqui alguns anos bem próximos ;D

    ResponderExcluir
  2. o karatê kid que esta nessa imagem ele aprende kung fu e nao karatê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o karate original que é mostrado na imagem onde o sensei é o seu miagui ele apernde karate mas o novo karate kid que é uma distorssão da historia original ele aprende kung-fu

      Excluir
  3. ESSE TOPICO DE QUALO ESTILO DE KARATE VC SE REFERE:

    ResponderExcluir
  4. Nesse tópico eu fiz uma introdução ao Karatê, já que os estilos os praticantes é que podem deifinir melhor, já que são vários não é?

    ResponderExcluir