sábado, 6 de novembro de 2010

Air Hockey: Um esporte que você já praticou sem saber

A matéria de hoje é uma bela curiosiade. O nome Air Hockey lhe parece familiar? E você sabe que tem grandes chances de já ter praticado esse esporte? Para ajudar a matar a charada, você nunca entrou num Shopping ou Loja de Fliperamas e brincou daquele jogo em que você e mais um amigo tentam fazer gol um no outro com um disco (Puck) com um Mallet (o instrumento usado para movimentar o disco) fazendo tabaleas as vezes bem malucas num jogo dinâmico e divertido? Se a resposta é sim, acredite, você já jogou Air Hockey, o esporte que falaremos hoje.
Aposto que agora você matou a charada
O Air Hockey foi inventado na década de 70, com o objetivo de se fazer um jogo numa superfície sem atrito. O jogo tornou-se popular rapidamente nos Estadou Unidos, que pouco tempo depois da criação do jogo, já foram também organizadas as primeiras associações e os primeiros campeonatos do esporte. Isso mesmo, o Air Hockey cresceu de tal forma que existe uma associação que sanciona as regras do esporte, a USAA (United States Air-Quadro-Hockey Association), que inclusive organiza anualmente um campeonato mundial. Também existem alguns campeonatos por equipes e alumas máquinas para jogos entre duplas, mas esse último ainda não tem regras sancionadas.
Jogadores disputando torneio
Os países que disputam o Air Hockey de forma profissional são os: Estados Unidos (que tem 40 dos 42 títulos mundiais no individual), a Espanha (especialmente na região da Catalunha), a República Tcheca, a Rússia e a Venezuela ( que venceu os outros 2 mundiais). O maior vencedor desse esporte é o Estadunidense Tim Weissman, com 10 títulos mundiais, o venezuelano José Mora, é bicampeão e o único não estadunidense a ganhar o mundial. O atual campeão mundial é Huynh Lee Davis (também bicampeão) e Danny Hynes eé hexacampeão e atual campeão dos EUA.
O vence o jogo quem fizer mais gols, mas há mais algumas regras básicas como: não poder ficar mais de 7 segundos com a posse do disco e não oder interceptá-lo com outro objeto que não seja o Mallet, sendo punido com perda da posse do disco ou tiro liver caso o disco estivesse em direção do gol.
 Aqui no Brasil o jogo é apenas uma tividade de recreação, bem divertida por sinal, eu sou um praticante desse esporte e nem sabia, aposto que muitos de vocês também. Se quiser saber mais, aqui está o link da Air Hockey.com, que contém mais informações do esporte. Até mais!

2 comentários:

  1. Onde encontro uma mesa pra mim comprar?

    ResponderExcluir
  2. É comum jogar esse jogo com técnicas profissionais e até mesmo utilizando métodos de jogo sem saber que estava jogando igualzinho a um profissional, ou seja, não ter aprendido em ligar nenhum ou ter visto alguém jogar deve parecida, mas sim ter desenvolvido sozinho?

    ResponderExcluir