segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Ciclismo

Depois de um fim de semana movimentado graças ao ENEM (que agora falaram que foi suspenso), posso postar mais um esporte finalmente, mas devo demonstrar minha indignação afinal, eu perdi o GP do Brasil e boa parte do clássico pra fazer a prova, mas agora é ver o que vai acontecer, afinal, tem outras provas e não posso me aprofundar muito nesse assunto aqui, já que esse não é o objetivo do blog.
Hoje resolvi falar um pouco sobre o Ciclismo, que é um esporte que qualquer pessoa pode praticar, basta uma bicicleta para começar (meio óbvio isso né?), mas é recomendável também o uso de equipamentos de seguança (como capacetes, joelheiras, cotoveleiras, etc) e possui muitos estilos nessa modalidade, os quais iremos falar a seguir. Os quatro principais tipo são:
Lance Armstrong em prova de estrada
Ciclismo de Estrada: é a modalidade do ciclismo que é disputa em pistas de rua, geralmente provas de muita resistência, já que os atletas tem que percorrer uma alta quilometragem por prova e os eventos podem durar semanas (a Volta da França e a Volta do Estado de São Paulo em que os competidores disputam etapas seguidas durante vários dias sem descanso entre as provas) e também exitem provas em Autódromos, como a Copa América que é disputada em Interlagos e no meio de grandes cidades, como a Copa da República que é disputada nos arredores de Brasília. Já teve vários eventos em Olimpíadas (desde a primeira em Atenas com algumas interrupções). 
Velódromo de provas de pista
Ciclismo de Pista: na minha opinião uma das mais emocionante e bonitas de se ver, já que são provas mais rápidas (existem algumas de maior duração) em que os ciclistas tem que perseguir um ao outro tentando tirar a diferença (as provas por equipe dessa forma são muito legais de se ver) e algumas são feitas a velocidade máxima, as bicicletas desse estilo podem chegar a mais de 80 Km/h e essas provas são realizadas em Velódromos. Esteve em todas as edições de Olimpíadas.
Estrada de Mountain Bike
Cliclismo de Estrada ou Mountain Bike: é a modalidade que é feita nas montanhas ou em circuitos de terra, que podem ocorrer em gandes distâncias ou em menores. São provas aonde a resistência é testada até os limites. Está no caléndário das Olímpíadas desde Atlanta (EUA) 1996.
Circuito de BMX Racing
 Categoria BMX: é a modalidade em que ocorrem as corridas com vários obstáculos (BMX Racing) ou simplismente são medidas as manobras de cada um com as Bikes (BMX Freestyle). Nessa modalidade, a habilidade em fazer manobras tem grande destaque. A categoria ingressou na ultima Olimpíada, em Pequim 2008.
Os países com maior destaque no cenário mundial são a França, a Itália e a Grã-Bretanha e o Brasil tem evoluído bastante nas várias modalidades, com exceção da de Pista, pelo fato de não termos muitos velódromos no País (se me lembro só há no Rio de Janeiro um fixo graças ao Pan-americano). O ciclista de maior destaque é com certeza o estadunidense Lance Armstrong, não só pelo fato de ter sido 7 vezes campeão da Volta da França, mas sim pelo fato de ter conquistado esses títulos após lutar contra um câncer em que muitos médicos desacreditavam que ele poderia sobreviver, ele lutou e conseguiu se curar, sendo além de um atleta vencedor, um vencedor na vida, e hoje ele tem uma instituição contra o câncer (aquelas pulseirinhas que eram moda a uns anos atrás que tinham esse nome, eram dessa instituição).
Vale lembrar também que as bicicletas também podem ser um bom exercício de recreação e meio de transporte, sendo apenas necessário incentivo nessa área, com as prefeituras criando locais apropriados para prática. Segue os links da Confederação Brasileira e da União Internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário