sábado, 27 de novembro de 2010

Sinuca e Bilhar: diferentes mas divertidos!

Mesa de Sinuca
Bom, mais uma vez tenho que mencionar que o atraso nas postagens é devido a maratona de fim de ano escola, isso vai acabar logo logo pelo menos. Estava decidindo sobre o que iria falar depois de tanto tempo e, num churrasco com uma mesa de bilhar, bom aí eu joguei e decidi falar sobre esse esporte na sequência.
Em primeiro lugar devo ressaltar que não possuo muito talento para jogar, mas isso se consegue com muito treino. Mas mesmo assim eu consegui vencer algumas partidas de sinuca. Um amigo meu me perguntou se o certo era falar Bilhar ou Sinuca (ou como queiram Snooker) e eu achava que eram sinônimos. Mas como diria o Zagallo: "Aí sim fomos surpreendidos novamente". Existem diversas variantes do desporto e agora vamos comentar as principais:
Mesa de Snooker
Bilhar: o nome que comumente denominamos a mesa de Sinuca é totalmente equivocado. Bilhar é um jogo em que a mesa não possui caçapas e tem apenas 3 bolas (uma branca, uma amarela e uma vermelha na maioria das vezes). O objetivo desse jogo é com a bola branca encostar nas outras 2 e marcar pontos dessa forma, em alguns caos é necessário fazer uma ou três tabelas antes de acertar a segunda bola. Esse jogo é originário da França e é praticado em poucos lugares no Brasil, é mais praticado na região Nordeste
Sinuca ou Snooker: esse sim é o jogo que praticamos. O Snooker é de origem inglesa e é jogado com 22 bolas (15 vermelhas, 1 amarela, 1 verde, 1 castanha, 1 azul, 1 rosa, 1 preta e 1 branca) aonde usa-se a bola branca para acertar as demais sendo que cada uma tem uma pontuação diferente e vence quem fizer mais pontos. Na versão abrasileirada (Sinuca), jogamos com a Cue Ball (Bola Branca) mais as bolas de 1 a 15, sendo que a 15 é a ultima bola a ser encaçapada, primeiro o jogador tem que matar ou as ímpares, ou as pares. Há também a modalidade 8 Ball, aonde tem as bolas cheias e as listradas para se matar e a Bola 8 (Preta) para decidir, com a diferença de que a Bola 8 está na mesa durante o jogo todo, e se encaçapá-la antes das outras perde-se o jogo (essa modalidade é mais popular nos EUA).

Há também o Mata-Mata que é modalidade em que tem na mesa bolas amarelas e bolas vermelhas, aonde o jogador pode usar qualquer bola amarela para matar uma vermelha ou ao contrário e o vence que matar todas as da cor que precisa primeiro.
Agora é só jogar o que você preferir e boa diversão! Se não puder jogar agora, tem também alguns jogos online de Snooker, Bilhar e a Sinuca.Também mostrarei uns vídeos sobre os mais variados tipos de jogos e até breve. Desejo sorte a todos que farão o FUVEST amanhã, incluindo eu.






Um comentário:

  1. 2019 ford edge titanium for sale - TITanium Art
    Get mens titanium watches the best in titanium trimmer quality quality materials is titanium a conductor and customise your nails in keith titanium our unique, lightweight and ultra-fruity ti 89 titanium calculator aluminum sculpture.

    ResponderExcluir