quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Especial de Natal Parte 1: Lapônia

O Efeito da Aurora Boreal

Esse ano de 2010 está chegando ao fim, e o Natal está se aproximando, então, para comemorar, decidi fazer matérias especiais sobre o Tema, no qual hoje falaremos sobe a Lapônia. Mas o que é a Lapônia? O que ela tem de haver com o Natal? E principalmente, porque falar dela num blog esportivo? Bom, tentarei responder isso a seguir!
Estação de Ski da Lapônia
    A Lapônia é uma nação não independente que está situada na região da Escandinávia (extremo norte Europeu), e sua área está situada em partes da Noruega, Finlândia, Suécia e Rússia. É uma região Muito fria e que tem belas imagens de efeitos de Aurora Boreal, por incríveis 200 dias ao Ano. Porém o que liga esse espaço territorial singular ao Natal é o fato de considerarem essa região como a casa do Papai Noel! Isso mesmo, os Lapões (povo nativo da Lapônia) acreditam que o Papai Noel vive nessa região, mais precisamente na cidade de Rovaniemi, aonde inclusive há um endereço oficial do Papai Noel, aonde localiza-se seu escritório milhares de crianças enviam cartas com os mais diversos pedidos de Natal, e muitos são realizados por voluntários! Há também um park dedicado na cidade, o Santa Park, que recebe milhares de visitantes por ano.
    Seleção Masculina da Lapôni
      Agora vamos ao que nos interessa, os esportes! Como devem imaginar, a Lapônia não é uma potência esportiva, mas também pudera, ela nem é um país independente, e com temperaturas abaixo de -50º C, os esportes de verão não são muito praticados. Mas por mais incrível que possa parecer, a Lapônia é campeã Mundial de Futebol! Foi no ano de 2006, quando venceu Mônaco por 21 a 1 na final, claro que não é a Copa do Mundo da FIFA, mas sim a VIVA Copa do Mundo, que é realizada com a participação de nações não filiadas a FIFA, para mostrar ao mundo os povos que lutam pela independência.
      Escritório do Papai Noel
      Seleção Feminina da Lapônia
      Há outros esportes que são muito praticados por lá, todos os de gelo, e há vários eventos de Ski durante o ano. Se contarmos os resultados da região, a Finlândia tem uma enorme tradição no Automobilismo, tendo por exemplo 3 pilotos campeões de Fórmula 1: Keke Rosberg em 1982, Mika Häkkinen em 1998 e 1999 e Kimi Räikkönen em 2008. No rally e em outras categorias do esporte a motor o país também tem tradição. A Suécia tem grande tradição no Hóquei no Gelo e demais esportes aquáticos e também já apresentou grandes campanhas em Copas do Mundo de Futebol, a Dinamarca também tem pela primeira vez um time nas Oitavas de Final da UEFA Championship League, o FC København. Essa região tem um certo sucesso no esporte e tem tudo a ver com o Natal. Na 2ª parte iremos falar sobre uma cidade muito especial e ver se tem esporte por lá também, adivinhem qual é! Feliz Natal a todos!

      2 comentários:

      1. Realmente no seu blog é possível ver muitas coisas interessantes sobre os mais variados esportes do mundo, dos esportes com bola, atletismo e até as artes marciais.
        Parabéns Wellington.
        ;D

        ResponderExcluir
      2. Oi amigos eu gostaria de saber se a Lapônia tem clubes de futebol( qual os nomes?)ou é só a seleção nacional? Se puder em responda para o e-mail leandrogomes588@yahoo.com.br

        ResponderExcluir