terça-feira, 14 de dezembro de 2010

TP Mazambe: A marca de uma nova era!

Hoje, acabou de ocorrer um fato histórico no futebol. Como todos devem saber, o TP Mazambe da República Democrática do Congo conseguiu se classificar para a final do Mundial de Clubes da FIFA 2010, pela primeira vez um clube ou seleção  da África chega numa final de um mundial profissional!. Mas porque isso ocorreu somente agora? Não me refiro apenas aos africanos, mas aos outros continentes com excessão ao europeus e sul-americanos, nenhum outro continente havia conseguido tal feito.
Bom, nas Copas do Mundo, a África não teve representantes em 7 ocasiões, mas foram por diversos problemas que não são a questão de hoje e conseguiu chegar as quartas de final em 3 ocasiões. A África com seleções já havia sido campeã dos Jogos Olímpicos de Futebol com a Nigéria (1996) e com Camarões (2000). Porém eram conquistas na categoria sub-23, não sendo no profissional. 
O inusitado goleiro Kidiaba
Nos campeonatos de clubes, há uma eterna discussão, de 1960 a 2004 ocorreram confrontos entre os campeões da Europa e da América do Sul, na Copa Inter-continental, que muitos consideram como mundial. A primeira participação de um clube africano ocorreu em 2000, no Mundial de Clubes organizado pela FIFA, no qual participou o Raja Casablanca (MAR) que não foi muito bem, mas a questão não é essa. Existem muitas pessoas que não reconhecem esse torneio por uma afirmação: que sempre deveria ocorrer um confronto entre um sul-americano e um europeu, senão não seria mundial. No ano 200 dois times sul-americanos fizeram a final e isso contrariava essa tese. Porém hoje o TP Mazembe da República Democrática do Congo mostrou ao mundo que não existem apenas 2 continentes que jogam futebol, e que, apesar das diferenças técnicas, o futebol pode nos proporcionar surpresas (em 2005 e 2006 os sul-americanos venceram os europeus jogando mais defensivos do que o Mazembe hoje). Sendo assim, agora os que criticavam o Mundial que tinha dois representantes sul-americanos numa final, terão que aceitar uma final sem nenhum. Agora, só me resta dar os parabéns aos jogadores do TP Mazembe que já fizeram e modificaram a história dos Mundiais de Clubes, que agora dá pra saber que só ocorreu pela sétima vez. Daqui para frente, teremos que ter mais respeito e procurar ter um conhecimento maior sobre os campeões dos outros continentes para não sermos surpreendidos novamente!

3 comentários:

  1. e o inter se ferrou scertamente achou que ia ganhar facil dançou
    clikei no anuncio espero que retribua

    http://planetahuumor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo oculto desse ano é gaúcho e torcedor do Inter, o presente dele será uma camisa oficial do Mazambe!!!

    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  3. Cara... como o Vitor sérgio, do Esporte Interativo, disse foi zebra fora de campo.... Entre os nomes dos times... mas dentro de campo naum teve nada de Zebra... Certo q o Inter Dominou uma boa parte da partida, mas naum foi obijetivo como o Mazembe!

    Gostei do BLog ta seguido!

    Segue o meu tbm...

    http://doonada.blogspot.com/


    flw

    ResponderExcluir