sábado, 4 de dezembro de 2010

FC Start: O time que não se entregou nunca

Hoje, o post é uma mistura de 2ª Guerra e Futebol, e História com a Atualidade. Falaremos sobre o FC Start (se você não ouviu falar sobre ele, é o Dínamo de Kiev da Ucrânia na época em que foi proibido de atuar durante a Segunda Guerra).

Nikolai Trusevich
Durante o período entre guerras, na década de 300 o Futebol ficou muito popular em toda a União Soviética, e o Dínamo de Kiev tornou-se umas das grandes equipes na época.
Como todos sabem, a partir de 1939, teve início a 2ª Guerra Mundial, e é a partir daí que essas histórias começam a se juntar. A Alemanha ionvade a União Soviética em 22 de junho de 1941 e cidade de Kiev foi tomada pelos alemães pouco depois na Operação Barbarossa. Os jogadores do Dínamo tinham sido recrutados para defender a URSS, e após serem derrotados foram deixados pelas ruas de Kiev.
Em 1942, Iosif Kordic, um alemão dono de uma padaria em Kiev, era um fã de futebol e do Dínamo, reconheceu seu ídolo, o goleiro do Dínamo Nikolai Trusevich numa rua da cidade. Em seguida, Kordic deu emprego a Trusevich e lhe fez uma proposta: ele poderia receber o salário e moradia sem trabalhar desde que ele encontrasse os seus antigos companheiros de Dínamo e formasse um time novamente. Assim, Trusevich iniciou sua busca por seus companheiros e conseguiu formar um time com antigos companheiros e inclusive com 3 rivais do Locomotiv de Kiev, o qual recebeu o nome de FC Start (ou Ctapt na língua local) e apesar da pouca estrutura, o talento fez a equipe se destacar.
O primeiro jogo da equipe foi contra o Rukh (um time formado por ucranianos)no dia 7 de junho de 1942 e venceu por 7 a 2. Após isso, eles resolveram entrar na liga patrocinada pelos nazistas para mostrar a força do povo ucraniano. O time alcançou rapidamente a popularidade, o que desagradava os nazistas, que aumentaram o preço dos ingressos, mas mesmo assim não fez com que a torcida deixasse de ir ao estádio. Logo isso virou um problema para a propaganda nazista: como provar que os arianos eram a raça superios se perdiam jogos no futebol para os soviéticos? A hegemonia nos esportes era uma das obcessões de Hitler e por isso, começaram a ser enviadas equipes especiais dos aliados alemães.
A primeira vítima foi a Guarnição Húngara que pereu por 6 a 2, depois a Guarniução Romena que sofreu um humilhante 11 a 0. Depois os Militares do Batalhão Ferroviário perderam por 9 a 1 e o Exército da Wehrmacht perdeu por 6 a 0. Então os alemães resolveram preparar uma equipe ainda mias forte e convocou time da MSG (Exército Húngaro de Ocupação) para enfrentar o Start. O primeiro jogo foi 5 a 1 para o Start, o MSG pediu uma revanche e perdeu novamente por 3 a 2. Então, os alemães convocaram o time da Flakelf (exéricito alemão Luftwaffe), uma equipe que jamais havia sido derrotada.
O time do Start, que não tinha nem chuteiras, venceu por 5 a 1 um time muito bem treinado e alimentado. Então foi marcada uma revanche para o dia 9 de agosto de 1942, e toda a engenharia de propaganda nazista foi usada para promover a partida. O publico no Estádio Zenit foi de 36 mil pessoas, o árbitro da partida era alemão e deixou bem claro que não seriam marcadas faltas a favor dos ucranianos. Além disso, haviam milhares de militares no estádio e falaram para os jogadores do Start fazerem a saudação nazista Heil Hiler com o braço direito estendido antes do início da partida. Porém, os ucrnianos gritaram com o braço no peito “FitzcultHura”, slogan soviético que fez o estádio ir a loucura.

Início do 2º jogo contra o Flakelf

Com violentas jogadas, o Flakelf abriu o placar, mas o primeiro tempo já acabou com o Start vencendo por 2 a 1. Então os nazistas entraram no vestiário e deixou bem claro que eles não ficariam vivos se vencessem aquele jogo. Aí os jogadores do Stadt tiveram de decidir se entregavam o jogo para aqueles que destruíram suas famílias ou venciam o jogo para mostrar a força do povo soviético mesmo sabendo que seriam executados. Eles decidiram jogar. O jogo terminou antes do tempo regulamentar com o placar de 5 a 3 para o Start com direito a uma jogada humilhante no fim do jogo de Klimenko, que driblou a defesa alemã e o goleiro, ficou em cima da linha com a bola e chutou para o meio de campo.
Os jogadores não foam executados de imediato, ainda vnceram o Rukh por 8 a 0 no dia 16, mas logo a Gestapo visitou a padaria, executando na hora Kordik e levando o resto do time para campos de concentração onde foram executados. Os únicos sobreviventes foram Fedir Tyutchev, Mikhail Sviridovskiy e Makar Goncharenko que não estavam na padaria na hora da visita da Gestapo.
Monumento dedicado os jogadores do Start
Esse episódio é de extrema importância na história da Ucrânia, tendo em vista que os detentores dos ingressos do jogo contar a Flakelf tem direito a entradas cativas nos jogos do Dínamo de Kiev até hoje.
É um fato que deve servir de exemplo para qualquer equipe de futebol, já que esses bravos jogadores fizeram um ato heróico de não entregar um jogo mesmo lhes custando a própria vida, o que faz me sentir raiva dos times que entregaram jogos apenas para atrapalhar rivais (não excluo o meu time do coração dessa lista). Esse fato deveria ter mais divulgação, inclusive maior do que a as façanhas de Jesse Owens nas Olimpíadas de Berlim (1936), não estou desmerecendo seus feitos que são enormes, apenas falando que as façanhas obtidas pelo lado soviético da história são simplismente ignorados.

Um comentário: