domingo, 26 de dezembro de 2010

Krav Maga: A Arte de Defesa Pessoal


A partir de agora, vamos inaugurar um novo assunto aqui no blog, as artes marciais. É um assunto que me agrada muito por sinal, já que pratico uma delas há mais de 2 anos, não sou nenhum mestre mas já dá pra ter uma noção. Então, realmente recomendo que você faça alguma, e por isso vamos mostrar as principais. Se você  leitor tiver alguma arte que queira ver aqui também é só dar um aviso. Por já ter citado Israel no último post, vamos falar da arte marcial que foi criada por seu exército, o Krav Magá.


O Krav Magá tem uma peculiaridade em especial: é a unica arte marcial existente que é voltada na sua totalidade para a defesa pessoal. Resumindo, ela não é voltada para competição, porém isso não pode ser considerado um empecilho também, já que a auto-defesa é um dos principais motivos pelo qual você deve ingressar numa arte marcial.

O Krav Magá foi criado por Imi Lichtenfeld, que era do exército israelense e desenvolveu a arte ao longo de sua vida. Ele fundou a Associação Israelense de Krav Magá em 1978, e depois dessa fundação, o Krav Magá começo a ser expandir para o resto do mundo. O sistema de faixas é um pouco diferente da maioria, já que há 6 graduações colorias antes da preta, as faixas branca, amarela, laranja, verde, azul e marrom, nessa ordem, que seriam os Gubs. A Faixa preta vai do 1º ao 5º Dan, do 6º ao 9º Dan a faixa é Vermelha branca e o 10º Dan é Faixa Vermelha, mas somente o presidente da associação pode chegar a esse nível.
Para quem ficou boiando com relação ao Gub e Dan, a diferença é a seguinte, a graduação em Gub é para os iniciantes, que ainda não tem um profundo conhecimento da arte. O Dan é a graduação dos experientes, geralmente os faixas pretas, que tem a autoridade para ensinar a arte além de praticá-lá, e os vários níveis de experiência são diferenciados através do Dan. Há ainda em algumas artes os Pooms, que são níveis intermediários ente os Gubs e os Dans, que são graduados aos que ainda são muito jovens para serem nível Dan, mas são mais experientes que os Gubs.

As técnicas utilizadas são as mais variadas possíveis, e o objetivos são claros: se defender não importa com qual meio. Dessa forma,os contra-ataques utilizados costumam visar as partes mais sensíveis do adversário: Olhos, órgãos genitais, garganta, joelhos, etc. Também é necessário o uso da agilidade para se livrar de situações de risco. As defesas contar objetos e armas de fogo também são treinadas nessa arte e não é descartada a fuga como formam de defesa.


Na atualidade todos os organismos de defesa de Israel utilizam o Krav Magá com forma de treinamento, assim como órgão de defesa dos EUA, e há muitos guarda costas pelo mundo que são especialistas na arte, como por exemplo os guarda costas da Taça da Copa do Mundo.Aqui no Brasil, a arte está em franca expansão e nem é complicado achar pelo menos uma academia com instrutores dessa técnica, então, se quiser saber como ela funciona na prática, é só ir na academia mais próxima que tiver essas aulas. Abaixo seguem alguns vídeos de demonstração da arte, mas só digo uma coisa, não queria brigar com esses caras num ônibus.





6 comentários:

  1. Muito legal quero fazer algo muito foda ao estilo do Jackie-Chan uma luta bem foda onde eu só domine.Acho que nesse estilo ai não vou bem T.T

    ResponderExcluir
  2. Muito legal. Acho que essa é uma das lutas mais interessantes que eu já vi.

    ResponderExcluir
  3. eu pratico esta luta e recomendo para tudos principalmente para as mulheres pois a auto defesa e otima gostaria de parabenlisa a aos profesores desta materias muito bom

    ResponderExcluir
  4. pratico krav maga e é um metodo rápido e eficiente de aprender a se defender; é muito prático

    ResponderExcluir
  5. estou aprendendo krav magá há 7 meses e estou amando.

    ResponderExcluir
  6. O problema do Krav-Magá no Brasil, é que tem um falsário que funda uma federação sulamericana e diz ser faixa preta e que conheceu Imi Lichtenfeld - será que ele esteve no enterro do grande mestre?
    Krav-Magá é Original

    No Brasil só tem duas escolas originais: BUKAN e KMG. O resto é mentira!

    ResponderExcluir