quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Sepaktakraw, o esporte 3 em 1!

Hoje, lendo um jornal na escola, me deparei com um esporte curioso, que parecia um futevôlei com artes marciais, e acabei ficando curioso em saber do que se tratava. Por esse motivo o esporte que será abordado hoje será o Sepaktakraw (que também pode ser chamado apenas de Takraw)!
Quadra de Sepaktakraw
O Sepaktakraw é um esporte que mistura as técnicas de Futebol, Vôlei (mas então isso não seria Futevôlei?) e de Artes Marciais (o que é torna o esporte bem diferenciado, com jogadas que em muito se parecem com golpes  nas jogadas). O esporte surgiu há mais de 500 anos no Sudeste Asiático, tanto que a palavra Sepaktakraw tem origem do Sepak, que no malaio significa bola e Takraw que no tailandês é o tecido do qual é confeccionada a bola.
Bola tradicional feita de Bambu
A quadra de Sepaktakraw tem dimensões semelhantes as de uma quadra de Badminton (ainda vou falar desse esporte qualquer dia desses) 14m x 6m, dois círculos, um em cada parte da quadra de 30 cm de raio, dois semi círculos, um em cada lado do meio da quadra com 90 cm de raio e uma rede com 1,55m de altura.
Cada equipe é formada por 3 jogadores titulares e 1 reserva (também existe a modalidade de duplas). O objetivo do jogo é o mesmo do Vôlei, conseguir o maior número de pontos e ganhar os sets para vencer o jogo, colocando a bola no piso da quadra adversária. O ataque pode ser organizado com 3 toques por equipe, podendo ser realizado seguidamente por um jogador e o grande diferencial é que não se pode utilizar os braços e as mãos nas jogadas, mas também difere do Futevôlei por não poder ser jogado em quadras de areia. O serviço (saque) é feito na área circular do campo do jogador e pode ser feito de qualquer forma, desde que um dos pés permaneça no chão. Existem jogadas variáveis no jogo, mas a mais popular é a cortada, que é realizada através de uma bicicleta, só que com o jogador terminando o giro de pé.
Os países que têm mais tradição no esporte são os do Sudeste Asiático, que criaram o esporte, sendo os principais a Malásia e a Tailândia. Os EUA já disputaram o mundial em algumas ocasiões e o Brasil, teve uma boa adaptação ao Takraw, devido ao grande número de capoeiristas, jogadores de futebol e futevôlei que temos por aqui, e isso resultou em títulos, já que o Brasil ganhou a Copa do Rei da Tailândia em 2002, 2003 e 2007, que é o Campeonato Mundial, por isso podemos nos considerar já uma potência no esporte, fazendo frente a Malásia e Tailândia. Temos inclusive a ABT, Associação Brasileira de Takraw, que cuida da divulgação do esporte no país. O Sepaktakraw está presente nos Jogos Asiáticos desde 1990.

Um comentário: