sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Surfe

Hoje, falaremos sobre o Surfe, um esporte que muita gente vê com preconceito, bom, na minha opinião, mas todos nós sabemos que é um esporte muito radical e gostoso de se fazer, mas tenho de adimitir que o visual em que eles praticam o esporte é muito agradável, o que deve causar inveja em muitos.
Kamehameha I, grande rei do Havaí
A origem do esporte remota as atividades dos povos polinésios nas ilhas havaianas, e o primeiro ocidental a registrar a prática dessa modalidade foi o navegador britânico James Cook no final do século XVIII, quando este inclusive, descobriu a localização desse arquepélogo que virou ponto de parada das embarcações europeias que faziam expedições na Ásia e na Oceania.
Surfistas em praia no Havaí
Nessa época, o Havaí  era um conjunto de ilhas que em cada uma tinha uma tribo dominante, até que em 1782, o líder indígena Kamehameha (algém já não ouviu esse nome em algum lugar?) começou um processo de unificação das ilhas que durou 15 anos, resultando numa naão que desfrutou de uma grande prosperidade. Porém, por ser uma região estratégica, os EUA começaram a controlar a região economicamente, instalaram a base militar de Pearl Harbor e por fim anexaram o Havaí ao território em 1900.
As mulheres também praticam o esporte
O surfe só começou a ser conhecido de fato quando o nadador Duke Kahanamoku foi campeão nas Olimpíadas de Estocolmo (Suécia) 1912 e declarou ser praticante e fã do esporte. Com o passar dos anos o esporte se desenvolveu em escala mundial e hoje em dia exitem milhões de praticantes do esporte em todo mundo.
No Brasil não foi diferente, e em toda a costa brasileira há muitos praticantes do esporte, alguns deles já figuram no cenário mundial de competições, um exemplo é Neco Padaratz que foi Bi-Campeão do WQS (2003 - 2004) e o nosso país possui etapa do circuito mundial desde 1986 (tanto do WCT quanto do WQS).
Kelly Slater(dir.) e Andy Irons (esq.)
 O Havaí é um caso a parte, é o país com as melhores e mais perigosas ondas (já ocorreram muitos acidentesgraves por ter recifes de corais aonde quebram as ondas) do circuito mundial e um campeonato a parte, a Tríplice Coroa Havaiana, que é um torneio com grande importância, quase igual a do circuito mundial e inclusive encerra o circuito.
O circuito funciona da seguinte: existe a divisão de acesso o WQS e a divisão de elite, o WCT, aonde os melhores surfistas disputam o título mundial. O maior vencedor desse esporte é Kelly Slater (EUA) que está muito próximo do decacaSurmpeonato, que só não ocorreu essa semana devido atragédia que abalou o mundo do Surfe, o Tri-Camepeão e um dos maiores rivais que Slater enfrentou, Andy Irons faleceu no último dia 2 por causas ainda não bem esclarecidas, e esse foi o motivo da matéria de hoje (que já estava tentando postar desde quarta mas não tive tempo), em que tentei mostrar um pouco do esporte de que esse atleta tanto gostava e espero que a sua família tenha a sua dor amenizada com o passar do tempo. Segue o link da ABRASP e da ASP, os órgãos brasileiro e mundial que regulam o Surfe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário