domingo, 28 de novembro de 2010

Esporte e Vestibulares: Cada vez mais próximos!

Bom, depois de tantos vestibulares, era meio que obrigatório fazer uma matéria sobre esse assunto aqui. Mas qual é o motivo? Bom, é bem simples, nos principais exames até agora, em todos houve pelo menos uma questão em que o esporte esteve relacionado, indiretamente (quando é só citado ou usado para efeito de gráficos) e até mesmo diretamente!
Existe algum motivo específico? A resposta é sim. O fato de 2010 ter sido ano de Copa do Mundo de Futebol e também a escolha do Brasil a sede da Copa de 2014 e do Rio de Janeiro para as Olimpíadas de 2016 ajudaram bastante, e esses dois últimos serão responsáveis por aumentar o número de questões sobre esportes nos próximos anos (pelo menos é o que acho que pode acontecer).
Vou passar algumas questões que caíram em 3 vestibulares e no Enem desse ano:
ENEM: de 180 questões, nas primeiras 90 (1º dia), não houve nenhuma questão relacionada, mas teve várias nas outras 90. No caderno Azul do 2º dia, a questão 110 é nítido que é uma ginasta que se alonga na imagem. A questão 120, é uma das mais esportísticas que já vi, pois a questão inteira é de conhecimento geral sobre o vôlei. Ainda nesse exame temos a questão 130 em que um jogo de futebol está num texto para encontrar os conectivos, a questão 140 sobre a classificação do quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos, a 167 em que era pra examinar o gráfico sobre o nº de gols dos artilheiros da Copa e a 169 em que era mencionado o Salto Triplo.
O resultado foi um total de 6 questões que representam 3% da prova, mas que pode fazer diferença no ProUni e no Sisu.
Na Unesp, a questão 48 era sobre uma cidade africana sede da Copa, na Unicamp a questão 44 conta o histórico do futebol no Brasil e a questão 68 da Fuvest fala sobre as distâncias percorridas pela seleção durante a Copa. 
Apenas 1 questão pode parecer pouco, mas sabemos que essa é a diferença que pode separar muitos da 2ª fase nesses exames. Além do mais, existem muitos assuntos que não foram citados nos exames, então é um avanço para o esporte no Brasil, pois se você quer ter bons resultados nele, também tem que dar a população a necessidade de um conhecimento mínimo.
Bom, pessoal, até amanhã, um dia em que posso falar da rodada do Brasileirão com mais calma e menos raiva do que hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário