sábado, 13 de novembro de 2010

Le Parkour - O esporte das ruas

O assunto de hoje é o Le Parkour (depois de vários dias sem posts). O Le Parkour é o esporte radical em que os seus adeptos saltam dos mais diversos locais.
O termo Parkour tem origem da expressão francesa "parcours du combattant" que significa o percurso de obstáculos. A origem do Parkuor remota ao treinamento do exército francês no Vietnã no Século XX, aonde os praticantes tinham por objetivo estarem melhores preparados fisicamente. A técnica foi se desenvolvendo e na década de 0, a prática já estava se popularizando na França (com David Belle como principal difusor), e aí se expandiu por todo o mundo.
O Parkour mistura técnicas variáveis, como velocidade, equilíbrio, habilidade, etc, que não consegue se enquadrar em nenhuma categoria, por isso os próprios praticantes (que são conhecidos como traceurs) falam que "Parkuor é Parkuor".
Para praticar, não há a necessidade de muitos equipamentos de proteção (mas é recomendável usar um tênis que não derrape com facilidade), sendo a coragem e a vontade de superar os seus próprios limites os principais ingredientes para a sua prática.
É uma prática que esta sempre exposta aos acidentes que podem ser graves, mas o o praticante tem que dosar os seus limites para que isso não ocorra (existe um número pequeno de acidentes registrados).
 No Brasil a expansão do Parkuor começou a partir dessa década, mas o movimento está em crescimento frenético.
A técnica se faz presente também nos cinemas, no Filme 007 Cassino Royale houveram várias cenas com práticas de Le Parkuor, e o exército dos EUA já começaram a introduzir o Parkuor no treinamento militar e está sendo seguido por outras nações, por isso tome cuidado ao achar estranho quando ver um grupo de pessoas saltando váriso obstáculos pela rua, pode ser um treinamento militar.
A seguir estão alguns vídeos de introdução ao Parkuor:

Nenhum comentário:

Postar um comentário