segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Rally Dakar: Na América do Sul?

No dia 2 de janeiro de 2011, já teve início um dos mais tradicionais eventos do esporte mundial. Trata-se do Rally Dakar, que ocorre desde 1979, porém hoje em dia merece profundas críticas, não a competição e sim ao nome. Para quem não sabe, Dakar é a capital do Senegal, país africano, só que o evento esse ano vai ocorrer na Argentina e no Chile. Porém nem sempre, foi dessa forma, inclusive a nomenclatura.
Desde sua primeira edição em 1979, até o início dos anos 2000, o Rally se chamava Rally Paris-Dakar, pois partia da capital francesa e chegava até a senegalesa, esse o percurso original, que as vezes era modificado, porém era esse o nome.
Quando a França parou de sediar etapas, e começou a partir da Espanha, ou de Portugal, o Rally passou a ser chamado de Rally Dakar, porque, se não passava por Paris, qual o motivo de levar o nome? Pois bem, esse formato sem Paris dourou poucos anos, por um motivo muito sério!
No final de 2007, dias antes do início da edição de 2008, quatro turistas franceses foram assassinados na Mauritânia (país do Norte da África), e haviam mais ameaças de ataques da Al-Qaeda, no dia 4 de janeiro de 2008, os organizadores do evento decidiram cancelar a edição e também falara que o Rally teria que mudar devido a falta de segurança. Assim, países da América do Sul enviaram propostas para sediar o evento e ficou decidido que o Rally em 2009 seria na Argentina e no Chile. Mas adivinhem qual é o nome do evento, Rally Dakar, tem algum sentido? Na minha opinião seria bem melhor que o nome fosse Rally da Patagônia ou Rally do Atacama, pois homenagearia a região que sedia o evento.
E um dos principais motivos que não foi mudado pode ser pelo fato de que se mudasse o nome, o evento ficaria desprestigiado, o que não é mentira, o nosso Rally dos Sertões demorou muito tempo para ter o prestígio de hoje. Mas o pior motivo dessa mudança não é a falta de nexo com o lugar, mas sim que talvez a intenção seja fazer com que esse formato apenas seja usado provisoriamente. Digamos, que é bem mais perto para as empresas levar as suas equipes (que geralmente são fabricadas ou terminadas na Europa) num continente mais próximo. Para ser sincero eu curtia acompanhar o que acontecia nas etapas africanas pelos perigos que cercavam a prova, e acredito que os pilotos também gostavam. 
Espero que os organizadores ou decidam ficar por aqui pra sempre, já que seria uma sacanagem com os que salvaram o Rally, e espero que as etapas desse ano ocorram sem fatalidades e desejo boa sorte a todos os participantes, e claro, que um dia o nome do Rally mude também. Então, boa sorte aos guerreiros que já começaram essa caminhada. E você leitor, qual é a sua opinião, o nome é ou não correto atualmente?

Um comentário: