quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Hóquei sobre a Grama

O Hóquei sobre a Grama é um esporte que foi assim como o Futebol, foi criado pelos ingleses no final do Século XIX (também possui semelhante criação de origem com o Rugby e o Crícrete), embora há pesquisadores que dizem que o esporte já era praticado na Pérsia Antiga. O esporte se popularizou rapidamente nas Colônias Britânicas, principalmente no Paquistão e na Índia (que coincidência ou não é o país que atualmente está no território do antigo Império Persa).
O jogo é disputado com 11 jogadores de cada lado em dois tempos de 35 minutos e o vencedor é o time que fizer mais gols. A grama utilizada geralmente é sintética.
Jogo entre Brasil e Argentina
Estreiou em Olimpíadas em Londres (Inglaterra) 1908, não esteve presente nas edições de 1912 e 1924 e passou a ter participação seguida a partir de Amsterdã (Holanda) 1928. A primeira edição foi dominada pelo Reino Unido que contava com quatro equipes e as quatro conquistaram medalhas, mas depois até o início da década de 80 o domínio foi da Índia e do Paquistão (sendo 8 ouros da Índia e 3 do Paquistão). Atualmente as grandes forças do esporte são a Holanda (Países Baixos), a Austrália e a Alemanha (atual campeã olímpica)
A edição feminina começou em 1980 nas Olimpíadas de Moscou (URSS) com a vitória do Zimbábue e a Austrália com 3 conquistas é a mais vitoriosa no feminino e a Holanda é a atual campeã.
No Brasil o esporte não é muito difundido e estamos muito atrás inclusive de países vizinhos, um bom exemplo é a Argentina. No último Panamericano, as duas seleções brasileiras perderam por goleada todos os jogos. Ainda há muito a evoluir até 2016. Se quiser acompanhar mais sobre esse esporte no Brasil, o link do site da CBHG (Confederação Brasileira de Hoquei sobre a grama e Indoor) é esse: Site da CBHG.  Até mais!

Um comentário:

  1. Muito interessante, essa categoria de esporte não é exposta para o publico aqui no Brasil. E as mulheres são lindas também !
    Portanto, muito boa essa pequena matéria sobre o esporte.

    ResponderExcluir