sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Mundial de Vôlei


Bom, o assunto de hoje é um esporte que já é muito popular aqui no Brasil, em alguns lugares, ele até consome uma parte da quadra simultaneamente ao Futsal (mesmo tendo duas quadras no local, o que gera riscos para os praticantes de ambos de umas boladas inesperadas, mas esse não é o assunto do post). Bom, brincadeiras a parte, é inegável o crescimento do Vôlei no Brasil, principalmente depois do início do 3º milênio, quando as ligas nacionais evoluiram em estrutura e pelos resultados muito expressivos conquistados pelo Brasil nos últimos 10 anos, tanto no masculino quanto no feminino.Há de se lembrar que existiram mais gerações e fatores que ajudaram na evolução do Vôlei no país, mas hoje vamos focar um assunto específico, já que a Mundial Feminino de Vôlei começou nessa madrugada, e é um torneio que está totalmente em aberto, com vários favoritos, e sem um regulamento um tanto manipulado como foi o Masculino, que acabou no último dia 10.
Nesse esporte, o Mundial é a segunda competição mais importante, perdendo apenas para o Torneio Olímpico, e a Rússia é a maior vencedora domundial com 6 conquistas no feminino e 6 no masculino (isso contano com os resultados da extinta URRS). No feminino, Cuba e Japão tem 3 conquistas cada, e o Brasil ainda não levou esse caneco ainda, mas agora temos mais uma oportunidade. No masculino, a Itália teve 3 conquistas consecutivas nas década de 90 e o Brasil conquistou as 3 últimas edições, inclusive essa última que gerou muita polêmica.
Seleção masculina em ação
O torneio mundial é muito menos seletivo do que o olímpico, visto que no mundial disputam 24 seleções de todos os continentes enquanto na Olimpíada só há 12 participantes (e apenas uam seleção garantida por confederação continental). Assim, no mundial há muito mais equipes por federação, o que pode deixar o nível da competição mais baixo, porém mais aberto a zebras, o que émuito interessante para quem acompanha.
Nesse mundial, espero que a seleção feminina repita o feito do masculino e ganhe esse título que é inédito nesse caso. Agora sobre a polêmica do ultimo Mundial, a FIVB (Federação Internacional de Vôlei) foi a grande culpada ao aceitar um regulamento que favorecia a Itália. As equipes que entregaram o jogo para outras só tentaram fazer o que era melhor para a equipe, e não se deve apenas crussificar o Brasil até porque não foi o único time a usar essa tática, e ainda provou que tinha a melhor equipe a ganhou de Cuba com propriedade (num confronto que realmente tinha que ser o da final) enquanto a Itália perdeu para a Sérvia a disputa do 3º lugar, não chegando nem ao pódio, se não ocorrese esses resultados em que houve entrega de jogos, a Itália teria ido pelo menos até a final, mesmo sem merecer. Agora a FIVB tem que repensar na hora de fazer campeonatos, inclusive colocando mais fazes mata-mata nos torneios, pois assim não se pode entregar os jogos que a equipe está fora e os jogos serão mais interessantes para os fãs do esporte.
Se quiser saber mais sobre o esporte, os sites que recomendo são do da FIVB  e da CBV (Confederação Brasileira de Vôlei). Se você quer saber sobre algum esporte especifico (mesmo que seja maluco), pode mandar sugestões, fiquem a vontade, até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário