quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Hóquei no Gelo

Campo de Hoquei
Bom, hoje vamos falar de um esporte de Inverno, o Hóquei sobre o Gelo, que também possui uma outra vertente, o Hóquei sobre a Grama, que obviamente é um esporte de verão.
O famoso Puck, disco utilzado nas patidas
O Hóquei sobre o Gelo surgiu no Canadá e é até hoje um dos mais populares esportes do país (também poderia ter mais quadras de Hóquei ao ar livre do que campos de futebol no Brasil). Os EUA também tem um grande número de adeptos, e os dois países tem a maior liga profissional do mundo nesse esporte a NHL, que é como a NBA(no basquete), a NFL(no Futebol Americano) e na MSL(no Futebol que nós conhecemos e que eles chamam de Soccer), onde os dois países formam uma única liga nacional, ou "mundial" praticamente no caso da NFL. Outros países de clima frio (Rússia, Islândia, Países da Escandinávia, etc) também praticam muito o esporte, e em alguns países de clima temperado também.
Uma das máquinas que costuma deixar o gelo compacto durante as partidas
Uma das maiores curiosidades desse esporte é o fato de ter estreado em Olimpíadas exatamente numa edição de Verão (Antuérpia - Belgica, 1920), já que ainda não havia aversão de Inverno das Olimpíadas, o que começou a ocorrer a partir de 1924, cuja sede foi Chamonix (França) aonde o Hóquei no Gelo passou a ser disputado nas Olimpíadas de Inverno. A primeira edição feminina ocorreu nos Jogos de Nagano (Japão) 1998.

Início de uma partida de Hóquei

O Canadá é o grande vencedor do esporte tanto no feminino quanto no masculino, em títulos, apenas a Rússia (se contar os resultados da URSS e da Equipe Unificada) teve um número de conquistas tão expressivo quanto o dos canadense (isso no masculino visto que o dominio no feminino é amplamente canadense). Nas ultimas Olimpíadas, o Canadá ganhou  o ouro nas duas modalidades aproveitando se do fator cas, já que a sede em 2010 foi Vancouver.

O esporte no Brasil é bem difícil de ser praticado, por razões climáticas, por isso os fãs tem que praticar ouros tipo, um exemplo é o In-Line.

Bom, por hoje é só, posteriormente estaremos falando um pouco do Hóquei de Grama, se quiser saber mais sobre a modalidade,recomendo o site da CBDG (Confederação Brasileira de Desportos no Gelo): Site da CBDG. Agora, até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário