sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Canoagem e Futebol: mais próximos do que você imagina

Olá pessoal! Hoje voltaremos a focar em uma modalidade Olímpica. E por mais estranho que isso possa parecer, essa modalidade ou o conjunto delas tem grande importância histórica em nosso país, já que andaram juntos com um esporte que é de pouco conhecimento para nós, o Futebol, mas isso eu conto no final. O assunto de hoje serão os esportes náuticos, mais especificamente sobre a Canoagem.
A Canoagem por sinal, entrou nos Jogos Olímpicos a partir das Olimpíadas de Berlim em 1936, na categoria Velocidade, e na categoria Slalom em 1972 nas Olimpíadas de Munique, curiosamente, ambas as cidades ficam na Alemanha. Por falar em categorias, existem várias categorias, mas as voltadas para competição são:
Canoa de prova de sprint
Canoagem Sprint ou de Velocidade: disputada geralmente em distâncias de 200, 500 e 1000 metros, geralmente em canais artificiais, podendo ter disputas individuais, em duplas, ou por equipe. O objetivo é simplesmente ser o mais veloz.
Canoagem Slalom: disputado em distancias menores, geralmente de 300 metros, em que os atletas além de se preocuparem em terem velocidade, precisam passar por obstáculos para evitar penalidades. É dispoutada individualmente ou em duplas.
Além dessas modalidades olímpicas, há também as categorias Freestyle, aonde o objetivos são as melhores manobras, a Oceânica, onde as provas são disputadas em mar aberto, e a de Maratona, que é semelhante a de Velocidade, porém em distâncias muito maiores (acima de 15 Km), em que o que realmente prevalece é a resistência.
Canoa em prova de Slalom
Pelo fato de nosso país possuir grande quantidade de rios e ribanceiras, há um enorme número de praticantes de canoagem, tanto de forma de recreação quanto de competição de fato, fazendo com que tenhamos participação de brasileiros nas principais competições internacionais, incluindo os Jogos Olímpicos.
Bom, agora que dei um pequeno panorama do esporte, vou falar qual é a relação dos esportes náuticos com o Futebol. Você sabe o que são as siglas CRF, CRVG, BFR e CNC? São respectivamente os clubes de futebol Flamengo, Vasco da Gama, Botafogo e Náutico. Isso mesmo, 3 dos 4 grandes clubes do Rio de Janeiro, tiveram origem de clubes de regatas, e o Náutico de Pernambuco também começou com grande enfoque nesse segmento (o nome deixa isso claro). Além disso, você sabe por que o Corinthians tem no seu escudo uma âncora e dois remos? Também devido a importância que os esportes náuticos tinham no início do século XX para o clube. Resumindo, grades clubes brasileiros tem relação direta da canoagem com o futebol no início, e isso é lembrado em seus estatutos que obrigam a manter equipes no esporte. Por isso tenho mais apego nos Esportes Clube do que nos apenas Futebol Clube, já que apesar de o Futebol ser o principal esporte do país, não podemos nos esquecer dos outros.
Agora, vocês podem me falar de outros clubes que também tem equipes de esportes náuticos ou tiveram formação através deles. Fiquem a vontade para comentar.

Um comentário: