quarta-feira, 20 de julho de 2011

Copa América, coincidências!

Faz muito tempo, muito tempo mesmo que não passava por aqui, por um motivo ou por outro acabei deixando de lado o blog por uns tempos, mas nunca é tarde para recomeçar. Bom, vamos parar com os clichês e ir logo para o que interessa, e hoje vou falar sobre a Copa América, que para nós, brasileiros, já sabemos como foi o final esse ano, e isso já foi muito discutido, mas o que faltou falar, foi, o que ela vale para nós?
Não tem como não fazer uma piadas, e foi bem feita!
Realmente, se formos olhar bem a Copa América não teve o seu devido valor por aqui nos últimos anos, já que nas últimas 5 anteriores, ganhamos 4, mas só se era lembrada aquela que perdemos para Honduras.
Houve até uma certa comoção em 2004, já que ganhamos nos pênaltis em cima da Argentina (pênaltis, heheh), mas em 2007, quando vencemos a mesma Argentina por 3 a 0, quase não houve comemoração. E o maior detalhe é que em ambas não estávamos com todos os jogadores que deveríamos, diziam que era o time reserva, esse ano foi com os titulares.
Agora, o mais engraçado é que quando fomos eliminados por Honduras em 2001 ganhamos o Penta no ano seguinte, e nas outras quatro edições conquistadas a Copa não veio, em 89 também fomos campeões, mas a Copa de 90 não foi lá essas coisas. Aí sobraram as outras 3 conquistas, da época que ainda o torneio era Campeonato Sulamericano de Clubes, em 1919 e 1922 nem havia Copa do Mundo, mas fomos campeões também em 49, e o resultado da Copa de 50 foi o mais desastroso até hoje. Ou seja, nunca fomos campeões mundiais tendo sido campeões da Copa América anterior (e tem um monte de gente que fala que para ser campeão mundial tem que ganhar o último continental, então não seríamos campeões mundiais de seleção nenhuma vez? Devo avisar que competição nesse molde é a Copa das Confederações, mas isso falamos outro dia). Agora sobraram o Uruguai e a Argentina do continente, será que foram bem antes de suas conquistas?
Na década de 20, o Uruguai era o melhor time, bicampeão Olímpico em 24 e 28, e venceu 4 sulamericanos no período, mas a edição de 29 foi vencida pela Argentina, e em 30 se sagraram campeões, em 50, nem precisa falar, o Brasil tinha sido campeão em 49 do sulamericano. Até os argentinos comprovam a escrita, sendo campeões mundiais em 78 e 82, as edições da Copa América de 75 e 79 foram vencidas por Peru (sim, pra quem não sabe o Peru é bicampeão da competição) e pelo Paraguai respectivamente.
Concluindo, não é um desastre não ser campeão da Copa América, por enquanto está sendo um carma para os sulamericanos, o que devemos fazer é consertar os erros, já que não é normal errar tantos pênaltis, a não ser que estejam treinando outro esporte, mas esse é um dos menores, e torcer para que o grande objetivo seja alcançado, a Copa do Mundo, que resolverá todos os anseios dos torcedores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário