E ai leitores tudo bem? Também estão de férias ou ainda tem alguma obrigação a fazer? O fim de ano se aproxima e a maioria das pessoas está se arrastando a espera do ano novo. A matéria de hoje pelo menos vai levar nosso pensamento para as alturas, pelo menos é a intenção, já que iremos falar sobre as corridas aéreas, mais precisamente sobre a Red Bull Air Race.
Essa é a principal categoria das corridas aéreas, e conta com 15 pilotos na atual temporada, vencida pelo britânico Paul Bonhomme após 6 etapas ao redor do mundo. Essa modalidade foi criada em 2003 pela empresa de energéticos Red Bull e a partir do ano passado começou a ter uma etapa brasileira, que por sinal é realizada no Rio de Janeiro.
Aviões na Etapa do Rio |
Avião em manobra |
No sábado há o período de qualificação, aonde se classificam os 12 melhores para a rodada seguinte e o pole no dia ganha um ponto extra. Depois há uma nova bateria aonde se classificam os 8 melhores, e uma bateria semifinal aonde se classificam os 4 melhores para decidir quem vence a etapa. O sistema de pontuação é de 12-10-9-8-7-6-5-4-3-2-1, ou seja, pontuam desde o vencedor da etapa até o 11º colocado.
O país com mais títulos é os EUA (2 de Mike Mangold e 2 de Kirby Chambliss), a Grã-Bretanhã tem os 2 títulos de Paul Bonhomme, e Hannes Arch (da Aústria) e Peter Besenyei (da Hungria) possuem um título, sendo que o húngaro foi o 1º campeão em 2003. O Brasil possui um representante na categoria: Adilson Kindlemann que disputou a primeira etapa desse ano, mas que sofreu um acidente na etapa da Austrália, aonde saiu sem sofrer arrannhões (o que mostrou o quanto a modalidade é segura), mas que o impossibilitou de disputar as outras etapas da categoria.
Se quiser saber mais sobre a modalidade é só acessar o Site da Air Race. Até mais e postem sugestões de esportes para os próximos posts. A seguir um vídeo com os melhores momentos da etapa do Rio de Janeiro:
Nenhum comentário:
Postar um comentário