domingo, 15 de maio de 2011

Os estaduais não são vilões

Hoje finalmente acabaram os Estaduais, que na atualidade estão muito inchados num calendário com um campeonato com pontos corridos no outro semestre como ocorre atualmente. Para se ter ideia, na década de 90, os estaduais tinham menos rodadas, por exemplo, o Paulista tinha 16 times e 19 rodadas, o Carioca 12 times e 17 rodadas e o e o Brasileiro em média 30 partidas, um pouco mais, um pouco mais, um pouco menos, dependendo da fórmula de disputa que era variável. A Copa do Brasil em sua maioridade teve sempre suas 12 rodadas. Agora na era dos pontos corridos, o Brasileiro tem 38 rodadas, e os estaduais em média tiveram um aumento de 4 rodadas o que resulta exatamente em um acréscimo de 12 rodadas no calendário.
Isso de certa forma explica o porque de alguns times não poderem disputar a Copa do Brasil, o que é inadmissível, pois isso acaba privando os melhores times do ano anterior de disputar a copa nacional. Outra singularidade é que a Copa do Brasil é disputada antes de começar o Brasileiro, e termina no começo do Brasileiro. Assim, vimos nos últimos anos o Campeão da Copa do Brasil deixar de disputar o Brasileirão porque já está com o sua meta concluída para o próximo ano. Por isso acho que a Copa do Brasil deveria ser disputada paralelamente ao Brasileiro, tendo início junto com o Brasileiro e tendo no máximo 2 rodadas no mês, para acabar bem depois, assim não teriam desculpas para dizer que quem disputa a Libertadores não pode disputar a Copa do Brasil.
Aliás, aí está a vilã chamada Copa Sulamericana, que é disputada no segundo semestre e tem efetivamente 10 rodadas. Ela devia ser disputada no mesmo período da Libertadores, assim como é feito na Europa, assim teríamos as datas para a Copa do Brasil no 2º semestre. Aí ficariam dessa forma: 1º semestre o Estadual de preferência com menor número de rodadas, e as melhores equipes do país disputariam a Libertadores e a Sulamericana, e no outro semestre teria os nacionais, mas para isso a CONMEBOL teria que colaborar.
Aí muitos podem dizer que os times pequenos da Copa do Brasil sairiam prejudicados,porém acho que os estados com menor nº de times, tem o mesmo representante na Copa do Brasil e na Série D, por isso teoricamente teria que jogar o ano todo, e se hipoteticamente ficasse disputando só a Copa do Brasil num certo período, também teria um bom período para se preparar e daria mais canseira ainda aos times de maior expressão e mais recursos. Além do mais, atualmente as federações fazem campeonatos no 2º semestre para não deixar os times que não estão em nenhuma série do Brasileiro sem atividade.
Assim, podemos concluir que os estaduais não são os vilões do nosso Futebol, e aliás, foram eles que fizeram do nosso campeonato cheio de equipes que podem ser campeões devido as rivalidades regionais serem fortalecidas por eles. Para ser sincero eu queria a volta dos Regionais nesse cenário também, mas ainda acho que seria apagar nossa história e também acho feio quem menospreza o campeonato porque não conseguiu vencê-lo. Por isso parabéns a todos os times que foram Campeões Estaduais esse ano!
Nos próximos posts, vou tentar imaginar o que pode mudar no Futebol se os 11 projetos de novos estados saírem do papel, mostrando suas principais equipes, mas já adianto que a Copa do Brasil ia viram uma zona se for utilizada os critérios atuais.