segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Mundial de Paratletismo

Olá leitores, depois de uma década volto a postar por aqui, mas é por um motivo de força maior, comecei a trabalhar e acabei não conseguindo conciliar tudo, mas com o tempo eu irei conseguir postar mais normalmente, porém não irei mentir, no começo será difícil de se adaptar a continuar por aqui, mas é algo muito legal esse blog para mim e não irá parar.
Voltando para o nosso blog, resolvi falar sobre um dos eventos mais interessantes que aconteceram durante esse período, algum de vocês acompanhou o Mundial de Paratletismo que foi disputado na Nova Zelândia?
Sim, aconteceu na Nova Zelândia semana passada, um país que fica na Oceania e que tem uma grande tradição no Rugbi. Eu também admito que não acompanhei a competição como deveria, mas vamos aos fatos mais importantes:
O Brasil foi uma das potências do evento, com um número recorde de medalhas e ficou em 3º na classificação geral, perdendo apenas para a campeã China (que está fazendo um trabalho nos esportes incontestável, principalmente nos individuais, que geram mais medalhas) e da Rússia em 2º. Aí temos uma pergunta muito importante, porque o Brasil não tem resultados tão expressivos no atletismo normal:
A resposta não é a falta de vontade não, talvez seja apenas porque a Confederação Paraolímpica investe em esportes como natação e o próprio atletismo, e a Olímpica em esportes coletivos, que apesar de serem nobres e mais complicados, só geram uma medalha. Por exemplo, um grande nadador pode ganhar mais de 5 medalhas de ouro em uma olimpíada enquanto um jogador de vôlei ou basquete levaria pelo menos 20 anos para conquistar esse mesmo número.
Mas isso não é uma crítica, só temos que examinar melhor o número de medalhas num quadro geral, mas vamos ao motivo principal desse evento.
Não importa quem ganha ou perde nos esportes paraolímpicos, apenas o fato de encararem a deficiência e superarem seus limites fazem de qualquer um desses praticantes no mudo todo são vencedores, e dão uma lição muito grande a todos que dão desculpas para não fazer nenhum esporte. 

sábado, 15 de janeiro de 2011

Sobre o Mundial de Futebol

Muitas pessoas criticam o Mundial de 2000 de Futebol, e existem alguns fatos que simplesmente entram em contradição quando são ditos. Por exemplo, as vezes falam: "O Campeão Mundial sempre sairá do jogo entre o   campeão da Liga dos Campeões e da Libertadores, mesmo que tivessem jogado com outras equipes", bem,  essa pergunta o mundo inteiro já sabe desde Dezembro do ano passado. Mas há também outra afirmação: "O Campeão Mundial tem que ter ganho o Torneio Continental antes para disputar, pois do contrário, não pode ocorrer, e isso nunca ocorreu no Mundial Interclubes". Geralmente falam isso para denegrir o Mundial de 2000, e infelizmente já ouvi jornalistas falando por essa linha de pensamento, porém há alguns fatos que devemos mostrar a seguir:
Quando foi criada, o que no Brasil chamamos de "Mundial Interclubes" era na verdade Copa Intercontinental, e depois que teve o patrocínio da Toyota, de Toyota Cup e o nome oficial era Copa Europeia/Sulamericana. Porque ocorreu essa mudança no nome do torneio só aqui, para mundial interclubes? Pelo ponto de vista geográfico, o Mundo tem 5 continentes e ainda tem 6 federações no esporte. Digamos que um mundial tem que ter no mínimo mais da metade dos continentes ou federações com representantes.
Agora vamos mais ao fundo da pergunta em questão, em 2 ocasiões o torneio não ocorreu devido a desistência do campeão europeu (1975 e 1978). Em outras 6 ocasiões, o vice-campeão europeu foi no lugar do campeão, e em 4 desses casos, esse representante nunca ganhou na história a Liga dos Campeões, então eles não teriam credencial para disputar?
Mas a parte mais interessante ainda não é essa, e nem é o fato do Milan que perdeu para o São Paulo em 1993 ter sido vice-campeão também. Um dia estava vendo a história dos clubes espanhóis e vi que o Atlético de Madri tem uma Taça Intercontinental, a de 1974. Mas depois procurei e vi que o Atlético não conquistou a Liga dos Campeões, ou seja, no "perfeito Mundial Interclubes" há um campeão que nunca venceu um torneio continental que classificasse para o "Mundial". Mas agora fica uma pergunta minha: Porque não falam desse caso quando desqualificam o Mundial de 2000? Para mim, só existe mundial se o órgão máximo do esporte o realiza e reconhece. E outra, porque não há necessidade então do vencedor da Copa do Mundo de Seleções vencer a sua copa continental primeiro? Isso aconteceu poucas vezes, e se há essa obrigatoriedade, a Copa das Confederações é maior do que a Copa do Mundo.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Suriname e o 1º título do Futebol Brasileiro em 2011

Com apenas 10 dias de 2011, o futebol brasileiro já ganhou um título internacional, o Torneio Internacional de Paramaribo. Para quem não sabe, Paramaribo é a capital do Suriname, único país que teve colonização holandesa na América do Sul, e faz fronteira com o Brasil no extremo norte do país e faz fronteira com o estado do Pará, além da Guiana e da Guiana Francesa, mas vamos falar do Torneio agora.
Foram convidadas quatro equipes para o torneio em comemoração dos 90 anos de fundação da Confederação de Futebol do Suriname, o Remo e o Paysandu, times paraenses representando o Brasil, o Inter de Moengotapoe, time local, e o Excelsior, da Holanda, país que colonizou o Suriname.
Na primeira rodada, o Paysandu empatou no tempo normal com o Inter de Moengotapoe por 1 a 1 e venceu nos pênaltis e se classificou para a final. No outro jogo da Rodada, o Remo venceu o Excelsior por 2 a 0, e é interessante o fato de um time da 4ª divisão do Brasil vencer uma equipe da 1ª divisão holandesa, mesmo que essa equipe esteja lutando contra o rebaixamento, é um fato muito interessante.
Na final, os dois times brasileiros fizeram a festa dos torcedores brasileiros presentes, já que existe um bairro formado por paraenses em Paramaribo. O jogo em si não teve grandes atrtivos, e acabou em 0 a 0 levando o RePa para os pênaltis, e quem brilhou foi o goleiro Nei (aquele ex-Corinthians) que pegou 2 pênaltis e o Papão levou o título por 5 a 4.
Assim o Paysandu venceu o torneio com 2 empates e 1 gol marcado, mas isso não importa, o que importa é que o Paysandu ganhou o 1º título do ano em cima do Remo e se vingou da derrota que levou no sSuriname em 1984. Então, parabéns Paysandu!


sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Canoagem e Futebol: mais próximos do que você imagina

Olá pessoal! Hoje voltaremos a focar em uma modalidade Olímpica. E por mais estranho que isso possa parecer, essa modalidade ou o conjunto delas tem grande importância histórica em nosso país, já que andaram juntos com um esporte que é de pouco conhecimento para nós, o Futebol, mas isso eu conto no final. O assunto de hoje serão os esportes náuticos, mais especificamente sobre a Canoagem.
A Canoagem por sinal, entrou nos Jogos Olímpicos a partir das Olimpíadas de Berlim em 1936, na categoria Velocidade, e na categoria Slalom em 1972 nas Olimpíadas de Munique, curiosamente, ambas as cidades ficam na Alemanha. Por falar em categorias, existem várias categorias, mas as voltadas para competição são:
Canoa de prova de sprint
Canoagem Sprint ou de Velocidade: disputada geralmente em distâncias de 200, 500 e 1000 metros, geralmente em canais artificiais, podendo ter disputas individuais, em duplas, ou por equipe. O objetivo é simplesmente ser o mais veloz.
Canoagem Slalom: disputado em distancias menores, geralmente de 300 metros, em que os atletas além de se preocuparem em terem velocidade, precisam passar por obstáculos para evitar penalidades. É dispoutada individualmente ou em duplas.
Além dessas modalidades olímpicas, há também as categorias Freestyle, aonde o objetivos são as melhores manobras, a Oceânica, onde as provas são disputadas em mar aberto, e a de Maratona, que é semelhante a de Velocidade, porém em distâncias muito maiores (acima de 15 Km), em que o que realmente prevalece é a resistência.
Canoa em prova de Slalom
Pelo fato de nosso país possuir grande quantidade de rios e ribanceiras, há um enorme número de praticantes de canoagem, tanto de forma de recreação quanto de competição de fato, fazendo com que tenhamos participação de brasileiros nas principais competições internacionais, incluindo os Jogos Olímpicos.
Bom, agora que dei um pequeno panorama do esporte, vou falar qual é a relação dos esportes náuticos com o Futebol. Você sabe o que são as siglas CRF, CRVG, BFR e CNC? São respectivamente os clubes de futebol Flamengo, Vasco da Gama, Botafogo e Náutico. Isso mesmo, 3 dos 4 grandes clubes do Rio de Janeiro, tiveram origem de clubes de regatas, e o Náutico de Pernambuco também começou com grande enfoque nesse segmento (o nome deixa isso claro). Além disso, você sabe por que o Corinthians tem no seu escudo uma âncora e dois remos? Também devido a importância que os esportes náuticos tinham no início do século XX para o clube. Resumindo, grades clubes brasileiros tem relação direta da canoagem com o futebol no início, e isso é lembrado em seus estatutos que obrigam a manter equipes no esporte. Por isso tenho mais apego nos Esportes Clube do que nos apenas Futebol Clube, já que apesar de o Futebol ser o principal esporte do país, não podemos nos esquecer dos outros.
Agora, vocês podem me falar de outros clubes que também tem equipes de esportes náuticos ou tiveram formação através deles. Fiquem a vontade para comentar.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Rally Dakar: Na América do Sul?

No dia 2 de janeiro de 2011, já teve início um dos mais tradicionais eventos do esporte mundial. Trata-se do Rally Dakar, que ocorre desde 1979, porém hoje em dia merece profundas críticas, não a competição e sim ao nome. Para quem não sabe, Dakar é a capital do Senegal, país africano, só que o evento esse ano vai ocorrer na Argentina e no Chile. Porém nem sempre, foi dessa forma, inclusive a nomenclatura.
Desde sua primeira edição em 1979, até o início dos anos 2000, o Rally se chamava Rally Paris-Dakar, pois partia da capital francesa e chegava até a senegalesa, esse o percurso original, que as vezes era modificado, porém era esse o nome.
Quando a França parou de sediar etapas, e começou a partir da Espanha, ou de Portugal, o Rally passou a ser chamado de Rally Dakar, porque, se não passava por Paris, qual o motivo de levar o nome? Pois bem, esse formato sem Paris dourou poucos anos, por um motivo muito sério!
No final de 2007, dias antes do início da edição de 2008, quatro turistas franceses foram assassinados na Mauritânia (país do Norte da África), e haviam mais ameaças de ataques da Al-Qaeda, no dia 4 de janeiro de 2008, os organizadores do evento decidiram cancelar a edição e também falara que o Rally teria que mudar devido a falta de segurança. Assim, países da América do Sul enviaram propostas para sediar o evento e ficou decidido que o Rally em 2009 seria na Argentina e no Chile. Mas adivinhem qual é o nome do evento, Rally Dakar, tem algum sentido? Na minha opinião seria bem melhor que o nome fosse Rally da Patagônia ou Rally do Atacama, pois homenagearia a região que sedia o evento.
E um dos principais motivos que não foi mudado pode ser pelo fato de que se mudasse o nome, o evento ficaria desprestigiado, o que não é mentira, o nosso Rally dos Sertões demorou muito tempo para ter o prestígio de hoje. Mas o pior motivo dessa mudança não é a falta de nexo com o lugar, mas sim que talvez a intenção seja fazer com que esse formato apenas seja usado provisoriamente. Digamos, que é bem mais perto para as empresas levar as suas equipes (que geralmente são fabricadas ou terminadas na Europa) num continente mais próximo. Para ser sincero eu curtia acompanhar o que acontecia nas etapas africanas pelos perigos que cercavam a prova, e acredito que os pilotos também gostavam. 
Espero que os organizadores ou decidam ficar por aqui pra sempre, já que seria uma sacanagem com os que salvaram o Rally, e espero que as etapas desse ano ocorram sem fatalidades e desejo boa sorte a todos os participantes, e claro, que um dia o nome do Rally mude também. Então, boa sorte aos guerreiros que já começaram essa caminhada. E você leitor, qual é a sua opinião, o nome é ou não correto atualmente?

sábado, 1 de janeiro de 2011

Feliz Ano Novo! Mas o assunto é Kung Fu!

Bom, não sei com que clichê começarei, talvez com o Ano Novo, Vida Nova ou outros tantos. O fato é que desejo a todos os que me acompanham por aqui um Feliz 2011 e como não podemos parar a rotina, iremos falar hoje do Kung Fu, uma arte marcial chinesa que todos com certeza já ouviram falar, através de alguns atores como Bruce Lee, Brandon Lee, Jackie Chan e Jet Li.
O Lendário Bruce Lee
O Kung Fu é uma arte milenar, e sua origem está ligada a muitas lendas, por isso nem que eu tente vou conseguir contá-la com exatidão (realmente a vida nem é sempre fácil e conseguimos o que queremos). O que vale lembrar é que essa arte já existia nas antigas dinastias chinesas. O mais interessante é que essa arte é feita para que os seus praticantes aprendam rapidamente (no Caso do Wing Chun, em outros podem demorar bem mais) as suas técnicas através de conceitos e em pequenos espaços, mas isso tem uma explicação histórica.
Na época da Dinastia Ching, os guerreiros do Wing Chun (um dos estilos do Kung Fu) que eram da Dinastia Ming, e queriam ela de volta ao poder, não tinham muitos lugares espaçosos para treinar, nem muito tempo para ensinar os guerreiros, pois o conflito ocorreria em pouco tempo. Agora, o motivo do ensinamento em conceitos (que seriam aquelas metáforas e histórias que só fazem sentido a quem está no meio) é pelo fato de que poderiam haver espiões da outra dinastia, assim só os verdadeiros alunos conseguiam aprender e evoluir na arte. Isso se aplica ao Wing Chun, porém podem haver variações de acordo com o estilo.
Jackie Chan e Jet Li em Reino Proibido
Para explicar o que é Dinsatia, digamos que é um conjunto de reis ou imperadores que pertencem a uma mesma família. Exemplo: D.Pedro I  e D. Pedro II eram da mesma família, o que configuraria uma dinastia. Se por um acaso ao invés de o Brasil ter virado República, tivesse apenas uma outra pessoa assumido o poder, e que não fosse da família de Alcântara, se configuraria uma nova Dinsatia por aqui.
Cena de "Karatê Kid"
Mas voltando ao Kung Fu, por existir há muito tempo, claro que houveram separações, e hoje há muitos estilos, e ainda dentro desses estilos, cada família tem uma filosofia diferente. Porém apesar das divergências, é notável que no Kung Fu os principais objetivos são uma boa defesa pessoal, e ataques com equilíbrio, com socos variados e chutes, além desses golpes serem feitos em sequencias.
Sobre a graduação, há aquela feita através de faixas: Branca, Amarela, Verde, Azul, Vermelha, Marrom(três graduações) e Preta e também a que é feita por níveis,como é caso do Wing Chun, que são seis: siu nim tao, cham kiu, biu jee, muk jong, look din poon koon e pa cham tou, aonde o 3º nível seria equivalente a preta e depois os Dans. É, você já deve ter percebido que em nenhuma arte ser faixa preta é o fim da linha.
Agora vale lembrar que quem mostrou ao Mundo o que era o Kung Fu foi Bruce Lee, que era um praticante realmente, além de ator, por isso seus filmes eram realistas e são os melhores para quem quer ver arte marcial. Infelizmente ele morreu jovem aos 33 anos vítima de derrame cerebral, porém deixou seu legado. Seu filho, Brandon Lee, também teve a veia artística do pai e também começou a fazer Kung Fu e conseqüentemente filmes, porém ele acabou morrendo com um disparo acidental durante as filmagens do filme O Corvo (1994) da qual até hoje considero uma das maiores falhas de filmagem (poderiam ter testado a arma antes né?).  Hoje, os atores mais famosos são Jet Li (que faz os filmes com personagem mais sérios) e Jackie Chan, que colocou a comédia no meio dos seus filmes, o que deixou a arte ainda mais popular. Jet Li e Chan já fizeram um filme juntos, o Reino Proibido, em 2006. O último filme remake de Karatê Kid, por exemplo, teve Jackie Chan foi o mestre e a arte foi o Kung Fu. Vai entender né?
Agora, vou postar alguns vídeos, até mais!