domingo, 31 de outubro de 2010

Lacrosse: O esporte que respeita suas origens


Arena de Box Lacrosse
Hoje, domingo de eleição aqui no Brasil (consequentemente sem ter nenhum esporte em andamento hoje), iremos falar sopbre um esporte que tem origem na América do Norte, mas que tem uma peculiaridade: é genuinamente um esporte que começou com as tribos indígenas que habitavam a Região dos Grandes Lagos (entre o sudeste do Canadá e o nordeste dos Estados Unidos) e que já praticavam o esporte segundo historiadores, antes do Século XII, sendo considerado um dos mais antigos do mundo.
Alguns equipamentos necessários
Taco de Lacrosse
Nessa modalidade, o jogador utiliza um stick com rede (o crosse, que deu o origem ao nome do esporte), que seria parecido com um bastão de caçar borboletas (eu sei que a comparação é horrível) para tentar pegar a bola e fazer o gol. Ganha quem fizer mais gols, o jogo é dividido em 4 períodos de 15 minutos e os jogos são fitos em campos com dimensões de 100m X 55m. No masulino cada time conta com 10 jogadores (um goleiro, 3 defensores, 3 meias e 3 atacantes), enquanto no feminino há 12 jogadoras (duas meias a mais). Também existe uma vesão mista do esporte, com 6 homens e 6 mulheres.
Na época em que o esporte só era praticado pelos na tivos, os campos de jogo eram imensos (grandes vales separados por fronteiras naturais como limite por exemplo), podendo ter de cada lado de 100 a 1000 jogadores. O esporte era utilizado para resolver conflitos entre as tribos e eram verdadeiras batalhas.
Exite também uma versão indoor do exporte, o BoxLacrosse, que é disputado em campo coberto com as mesmas dimensões de um campo de Hóquei no Gelo (61m X 27m) com 6 jogadores de cada lado. Essa vertente do esporte tem uma Liga Profissional naque tem equipes dos EUA e do Canadá, a NLL (National Lacrosse League) que tem campeonatos regulares desde 1986.
Dimensões de um Campo tradicional
Esse seporte teve uma pequena aparição nos Jogos Olímpicos, em Saint-Louis(EUA), 1904 e Londres (Reino Unido), 1908, com vitória do Canadá nas duas edições, que foram jogadas na vertente tradicional e só na modalidade masculina.
O Mundial de Lacrosse é organizado desde 1967, com 9 conquistas dos EUA (atual campeão) e 2 do Canadá. O último mundial, em 2010 contou com 29 equipes (pelo fato dos Iroquois não poderem ter disputado por problemas de passaporte) e que mostra como o esporte anda evoluindo ao redor do globo. O Mundial Indoor da categoria já teve 2 edições, com vitória em ambas do Canadá, 2º lugar dos Iroquois e 3º lugar dos Estados Unidos, e a próxima edição ocorre em 2011.
Time feminino de Lacrosse
Nos EUA, esse esporte é elitista, os praticantes geralmente são jovens de escolas particulares, com grande poder econômico (Preppies), e estima-se que haja 250 mil praticantes nesse país. Na série de cinema American Pie, a modalidade tem aparição.
O esporte tem adeptos também na Europa (com 19 países tendo seleções nacionais), na Ásia (Japão, Hong Kong e Coréia do Sul), na Oceania (Nova Zelândia e Austrália, que foi 3º colocado nas últimas quatro edições da modalidade tradicional), na América Latina (com México, Bermudas, arquipélogo famoso e a Argentina, primeiro país Sul-Americano a introduzir o esporte), além do Canadá, EUA, e os Iroquois, que merecem uma citação a parte. No Brasil, não exite nenhumamovimentação acerca desse esporte.
Seleção dos Iroquois
Os Iroquois são um conjunto de etnias que descendem das tribos que inventaram o esporte, que são considerados pela FIL (Federação Internacional de Lacrosse) como um país independente dos EUA e do Canadá no esporte e possuem a sua própria seleção que disputa os mundiais desde 1998. E os nativos do esporte fazem um papel bonito no esporte, conquistando 3 honrosos 4º lugares na categoria tradicional em 1998, 2002  e 2006 (não disputou a edição 2010 por problemas de passaporte) e dois 2º lugares na categoria Indoor, em 2003 e 2007, sendo um dos principais favoritos a conquistar o título na edição de 2011 na República Tcheca, mostrando que não esqueceram como se pratica o Lacrosse mesmo depois de quase 1000 anos de existência. Se quiser saber um pouco mais sobre os eventos desse esporte, segue o link da FIL. Não se esqueçam de comentar e sugerir matérias para o blog. Até mais!

sábado, 30 de outubro de 2010

Paintball

Arma de Paintball
A matéria de hoje tem uma peculiaridade: foi sugerida por um de nossos visitantes. O esporte que iremos falar é o Paintball (que é mais popular do que Corrida de Carros de Cortar Grama). O Paintball é um esporte radical recreativo em que os participantes (não há um número limite) se dividem em duas equipes adversárias e uma tenta acertar a outra (é como uma versão de CS da vida real que não gera tantos efeitos colaterias) com bolas que soltam tinta ao acertar (por isso a origem do termo Paintball).
Campo de Competicão de Airball
 Um dos fatores que tornam o Paintball cada vez mais popular no mundo todo(principalmente nas Américas e nos EUA) é o fato de que não há necessidade de estar em forma para poder jogar, o que o torna muito democrático, e o grande objetivo desse jogo é diversão, não importando muito o resultado.
Várias Paintballs utilizadas
Para jogar entretanto, se faz necessário o uso de alguns itens de proteção como capacetes e coletes de proteção no mínimo. Quando você é atingido por uma dessas bolas, tem uma sensação de levar uma pedrada e pode até mesmo aparecer algumas marcas no corpo no dia seguinte, as armas utilizadas nesse esporte geralmente tem calibragem inferior a 300 pps (pés por segundo).
O objetivo do jogo é o seguinte: capturar a bandeira adversária e levar até a sua base, mas também pode ganhar o round a equipe que eliminar todos os adversários (um jogador é eliminado quando é acertado por uma bola que estoura no seu corpo). O jogo costuma ter vários rounds, e a equipe que vencer a maioria deles acaba saindo vencedora.
Jogadores em Ação
Há também uma vertente de competição nesse esporte (que é menos popular visto que para competir é necessário ter um preparo físico bem maior), que é conhecida como Airball, onde as armas são mais rápidas e com calibragem maior, e já são organizados regularmentes vários campeonatos internacionais como o:CSP (Circuito Sul-Americano de Paintball), o PSP (Paintball Sport Promotional) e o NPPL(National Paintball Players League) dos Estados Unidos, o Millennium Series da Europa Ocidental e o Centurio Circuit da Europa Oriental, além de um Campeonato Mundial, que é transmitido pela ESPN.

Se deu vontade de praticar o esporte, é só marcar com os amigos e se divertir, já que estão aumentando os lugares que alugam espaço para esse esporte. Então, até mais e boa diversão!

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Mundial de Vôlei


Bom, o assunto de hoje é um esporte que já é muito popular aqui no Brasil, em alguns lugares, ele até consome uma parte da quadra simultaneamente ao Futsal (mesmo tendo duas quadras no local, o que gera riscos para os praticantes de ambos de umas boladas inesperadas, mas esse não é o assunto do post). Bom, brincadeiras a parte, é inegável o crescimento do Vôlei no Brasil, principalmente depois do início do 3º milênio, quando as ligas nacionais evoluiram em estrutura e pelos resultados muito expressivos conquistados pelo Brasil nos últimos 10 anos, tanto no masculino quanto no feminino.Há de se lembrar que existiram mais gerações e fatores que ajudaram na evolução do Vôlei no país, mas hoje vamos focar um assunto específico, já que a Mundial Feminino de Vôlei começou nessa madrugada, e é um torneio que está totalmente em aberto, com vários favoritos, e sem um regulamento um tanto manipulado como foi o Masculino, que acabou no último dia 10.
Nesse esporte, o Mundial é a segunda competição mais importante, perdendo apenas para o Torneio Olímpico, e a Rússia é a maior vencedora domundial com 6 conquistas no feminino e 6 no masculino (isso contano com os resultados da extinta URRS). No feminino, Cuba e Japão tem 3 conquistas cada, e o Brasil ainda não levou esse caneco ainda, mas agora temos mais uma oportunidade. No masculino, a Itália teve 3 conquistas consecutivas nas década de 90 e o Brasil conquistou as 3 últimas edições, inclusive essa última que gerou muita polêmica.
Seleção masculina em ação
O torneio mundial é muito menos seletivo do que o olímpico, visto que no mundial disputam 24 seleções de todos os continentes enquanto na Olimpíada só há 12 participantes (e apenas uam seleção garantida por confederação continental). Assim, no mundial há muito mais equipes por federação, o que pode deixar o nível da competição mais baixo, porém mais aberto a zebras, o que émuito interessante para quem acompanha.
Nesse mundial, espero que a seleção feminina repita o feito do masculino e ganhe esse título que é inédito nesse caso. Agora sobre a polêmica do ultimo Mundial, a FIVB (Federação Internacional de Vôlei) foi a grande culpada ao aceitar um regulamento que favorecia a Itália. As equipes que entregaram o jogo para outras só tentaram fazer o que era melhor para a equipe, e não se deve apenas crussificar o Brasil até porque não foi o único time a usar essa tática, e ainda provou que tinha a melhor equipe a ganhou de Cuba com propriedade (num confronto que realmente tinha que ser o da final) enquanto a Itália perdeu para a Sérvia a disputa do 3º lugar, não chegando nem ao pódio, se não ocorrese esses resultados em que houve entrega de jogos, a Itália teria ido pelo menos até a final, mesmo sem merecer. Agora a FIVB tem que repensar na hora de fazer campeonatos, inclusive colocando mais fazes mata-mata nos torneios, pois assim não se pode entregar os jogos que a equipe está fora e os jogos serão mais interessantes para os fãs do esporte.
Se quiser saber mais sobre o esporte, os sites que recomendo são do da FIVB  e da CBV (Confederação Brasileira de Vôlei). Se você quer saber sobre algum esporte especifico (mesmo que seja maluco), pode mandar sugestões, fiquem a vontade, até a próxima!

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Hóquei sobre a Grama

O Hóquei sobre a Grama é um esporte que foi assim como o Futebol, foi criado pelos ingleses no final do Século XIX (também possui semelhante criação de origem com o Rugby e o Crícrete), embora há pesquisadores que dizem que o esporte já era praticado na Pérsia Antiga. O esporte se popularizou rapidamente nas Colônias Britânicas, principalmente no Paquistão e na Índia (que coincidência ou não é o país que atualmente está no território do antigo Império Persa).
O jogo é disputado com 11 jogadores de cada lado em dois tempos de 35 minutos e o vencedor é o time que fizer mais gols. A grama utilizada geralmente é sintética.
Jogo entre Brasil e Argentina
Estreiou em Olimpíadas em Londres (Inglaterra) 1908, não esteve presente nas edições de 1912 e 1924 e passou a ter participação seguida a partir de Amsterdã (Holanda) 1928. A primeira edição foi dominada pelo Reino Unido que contava com quatro equipes e as quatro conquistaram medalhas, mas depois até o início da década de 80 o domínio foi da Índia e do Paquistão (sendo 8 ouros da Índia e 3 do Paquistão). Atualmente as grandes forças do esporte são a Holanda (Países Baixos), a Austrália e a Alemanha (atual campeã olímpica)
A edição feminina começou em 1980 nas Olimpíadas de Moscou (URSS) com a vitória do Zimbábue e a Austrália com 3 conquistas é a mais vitoriosa no feminino e a Holanda é a atual campeã.
No Brasil o esporte não é muito difundido e estamos muito atrás inclusive de países vizinhos, um bom exemplo é a Argentina. No último Panamericano, as duas seleções brasileiras perderam por goleada todos os jogos. Ainda há muito a evoluir até 2016. Se quiser acompanhar mais sobre esse esporte no Brasil, o link do site da CBHG (Confederação Brasileira de Hoquei sobre a grama e Indoor) é esse: Site da CBHG.  Até mais!

Hóquei no Gelo

Campo de Hoquei
Bom, hoje vamos falar de um esporte de Inverno, o Hóquei sobre o Gelo, que também possui uma outra vertente, o Hóquei sobre a Grama, que obviamente é um esporte de verão.
O famoso Puck, disco utilzado nas patidas
O Hóquei sobre o Gelo surgiu no Canadá e é até hoje um dos mais populares esportes do país (também poderia ter mais quadras de Hóquei ao ar livre do que campos de futebol no Brasil). Os EUA também tem um grande número de adeptos, e os dois países tem a maior liga profissional do mundo nesse esporte a NHL, que é como a NBA(no basquete), a NFL(no Futebol Americano) e na MSL(no Futebol que nós conhecemos e que eles chamam de Soccer), onde os dois países formam uma única liga nacional, ou "mundial" praticamente no caso da NFL. Outros países de clima frio (Rússia, Islândia, Países da Escandinávia, etc) também praticam muito o esporte, e em alguns países de clima temperado também.
Uma das máquinas que costuma deixar o gelo compacto durante as partidas
Uma das maiores curiosidades desse esporte é o fato de ter estreado em Olimpíadas exatamente numa edição de Verão (Antuérpia - Belgica, 1920), já que ainda não havia aversão de Inverno das Olimpíadas, o que começou a ocorrer a partir de 1924, cuja sede foi Chamonix (França) aonde o Hóquei no Gelo passou a ser disputado nas Olimpíadas de Inverno. A primeira edição feminina ocorreu nos Jogos de Nagano (Japão) 1998.

Início de uma partida de Hóquei

O Canadá é o grande vencedor do esporte tanto no feminino quanto no masculino, em títulos, apenas a Rússia (se contar os resultados da URSS e da Equipe Unificada) teve um número de conquistas tão expressivo quanto o dos canadense (isso no masculino visto que o dominio no feminino é amplamente canadense). Nas ultimas Olimpíadas, o Canadá ganhou  o ouro nas duas modalidades aproveitando se do fator cas, já que a sede em 2010 foi Vancouver.

O esporte no Brasil é bem difícil de ser praticado, por razões climáticas, por isso os fãs tem que praticar ouros tipo, um exemplo é o In-Line.

Bom, por hoje é só, posteriormente estaremos falando um pouco do Hóquei de Grama, se quiser saber mais sobre a modalidade,recomendo o site da CBDG (Confederação Brasileira de Desportos no Gelo): Site da CBDG. Agora, até mais!

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Luto Polvo Paul

Hoje temos que falar de um assunto ruim, o maior vidente da história das Copas do Mundo, o Polvo Paul acabou falecendo nessa manhã no seu aquário em Oberhausen (Alemanha). Vale lembrar que ele acertou o resultado de 8 jogos da Copa e que seu feito nunca será esquecido, e que dizem que ele morreu de causa naturais, devido a sua idade já estar avançada, mas eu acho que pediram para ele fazer a seguinte previsão:

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Esportes de domingo

Hoje vou comentar sobre dois esportes que são famosos for ocorre nos domingos. Um deles é muito bem visto aqui no Brasil, muito popular inclusive, com seus acompanhantes sendo fãs ao extremo, o outro, apesar de até ser popular entre seus acompanhantes, ele não possui horários tão acessíveis assim as vezes, o que faz dos seus acompanhantes assíduos também um pouco valentes digamos. Tratam-se do Futebol e da Fórmula 1 (Automobilismo) respectivamente.
Essa última rodada foi muito boa para os corinthianos, afinal, ganhar do maior rival histórico depois de 7 longas rodadas sem vencer e ainda ver todos os seus rivais diretos sendo derrotados, ao final foram 5 resultados muito bons, o que tem probabilidade de apenas 3% de ocorrer, então isso não tem preço!
Bom, o Fluminense no final ficou na liderança pelo saldo de gols (18 a 11), com a mesma colocação do Cruzeiro(54), mas agora o TIMÃO só está um ponto atrás!
Jucilei e Bruno César comeorando o único gol da partida.
Bom, agora um breve resumo do GP da Coreia que ocorreu nesse fim de semana também (muitos devem nem ter visto ou saber que existe GP nesse país afinal é um circuito estreante). Tenho de admitir que o Alonso além de bom piloto é muito sortudo, já que os dois melhores carros da temporada ficaram pelo caminho numa corrida que foi bastante chata para quem vê (afinal, ver quase metade das voltas atrás de Safety Car e esperar pela largada de fato mais de uma hora não é nada legal, mas não dá pra reclamar da chuva né?). Assim Alonso conseguiu assumir a liderança sem ter o melhor carro, agora a RBR tem que escolher logo o Webber para favorecer se não leva esse caneco que já tava ganho, já passou da hora de acordar!
Agora um pequeno giro pelos campeonatos de futebol em outros países: na Argentina o Estudiantes está na liderança, na Alemanha quem lidera é o surpreendente Mainz, na Espanha é o Real Madri, na França o Rennes, na Inglaterra o Chelsea (já com uma vantagem relevante de 5 pontos), na Itália o Lazio, e por fim em Portugal o líder é o Porto ( que já abriu 7 pontos em apenas 8 rodadas).

Bom, em breve postarei sobre os outros continentes e também sobre outros esportes, além de continuar falando destes, já que eles geram assuntos para bem mais de um post. Até!

domingo, 24 de outubro de 2010

Trekking Escolar

Na ultima quinta feira(21/10) foi realizado o 1º Trekking Escolar de Sorocaba, no zoológico Quinzinho de Barros. Foi um evento bem divertido em que várias equipes se perderam no trajeto mas o que valeu foi a intenção.
O resultado final foi o seguinte: vitória incontestável da ETEC Rubens de Faria e Souza que ficou com algumas de suas equipes nos 3 primeiros lugares(o RUBÃO só inscreveu 14 das 17 equipes que participaram da categoria).
Esse evento foi importante para a divulgação do esporte na região e há a promessa de mais eventos desse tipo futuramente.

sábado, 23 de outubro de 2010

Início

Se você é aquele tipo de pessoa que se interessa por qualquer tipo de esporte, e principalmente, praticado nos lugares mais remotos e quer acompanhá-los, você está no lugar certo.
Aqui iremos postar notícias sobre esportes em locais que talves a maioria das pessoas nem saiba que exista.